MIS/ Programação

DOCUMENTA- SE CINECLUBE VAI DE GARRINCHA A MANUEL BANDEIRA

28 Mai, 2019, terça

Sessão especial será dedicada à obra do diretor Joaquim Pedro

Uma carreira dedicada à interpretação da identidade brasileira, do futebol à literatura, de Gilberto Freire a Garrincha. Esse foi o legado deixado pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade, que será homenageado em uma sessão especial do Documenta-se Cineclube no dia 28 de maio. Serão exibidos “Garrincha, Alegria do Povo”’ (1963); “O Mestre dos Apipucos” (1959); e “O Poeta do Castelo” (1959).

Filho do escritor e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade – fundador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – Joaquim Pedro cresceu no convívio com figuras como Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. Desse convívio, se apropriou do olhar antropofágico sobre a cultura brasileira para compor sua obra.

Sinopse:

‘Garrincha, Alegria do Povo’ (1963) – 58min

Tratando o futebol como fenômeno social, o documentário mostra a beleza do jogo do ídolo, o sofrimento e a euforia de torcedores, e denuncia usos políticos da paixão popular pelo esporte.

‘O Mestre dos Apipucos’ (1959) – 8min

Com roteiro estruturado sobre textos de Gilberto Freire, o filme documenta a vida diária e o método de trabalho do escritor e sociólogo, em sua casa de Apipucos: seus prazeres gastronômicos, a beleza da moradia, o exercício da intelectualidade e o prazer sem divisões específicas.

‘O Poeta do Castelo’ (1959) – 10min

Versos de Manuel Bandeira, lidos pelo poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais de sua rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio; a modéstia do seu lar, a solidão, o encontro provocado por um telefonema, o passeio matinal pelas ruas de seu bairro.

Programação:

18h | Início da sessão

19h30min – 20h30 | Debate

Debatedores:

Convidado: Antônio de Andrade (cineasta)

Debatedor residente: Simplício Neto (cineasta)

Mediador: Emílio Domingos (cineasta)

Serviço:

Data: Terça-feira, 28 de maio.

Horário: 18h – 20h30

Local: MIS Praça XV – Praça Luiz Souza Dantas, 01