MIS Blog/

MEMÓRIA: O PASSADO NO PRESENTE

31 de maio de 2019


 

No dia 29 de maio, o Museu da Imagem e do Som inaugurou o setor educativo com uma ação que contou com a presença de 45 jovens universitários do curso de comunicação social, da Associação Educacional Dom Bosco, de Resende / RJ. No final do dia, os estudantes produziram um texto abordando o conteúdo que foi  debatido. A melhor redação publicamos aqui no site do MIS.

“Muitas histórias começam como ‘era uma vez’. Essa á uma delas, não porque se trata de um conto de fadas, mas porque se torna difícil especificar uma data diante de uma viagem no tempo tão grande.

Em meio a tantos elementos históricos, de tempos tão distintos, foi em um prédio do século XX que pudemos redescobrir a importância da memória. Afinal, vivemos um anseio tão grande pelo imediatismo e pelo futuro que há de se ver, que muitas vezes deixamos os museus de lado.

Como futuros comunicadores, é no passado que reaprendemos o significado da nossa profissão. Se queremos ser capazes de criar narrativas e atingir pessoas com as nossas histórias, nada melhor que estudar a história do que aconteceu de verdade.

Existiram heróis. E ainda existem. No passado, eles lutaram para que nossa sociedade evoluísse. Hoje, seus sucessores lutam pela continuidade dessa busca, e grande parte dessa batalha está voltada para a preservação da lembrança daqueles que tanto fizeram por nós, e nos inspiram a continuar seguindo em frente.
Explorar. Investigar. Descobrir. Preservar. É assim que caminhamos em direção ao futuro: amparados pelos que viveram antes de nós

Gabriel de Aserêdo e Nicolas Ferreira

2º ano de Comunicação Social – AEDB (Resende/RJ)

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: olamisrj@gmail.com

©

2019 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2