MIS Blog/ Licitação

GOVERNO DO RIO LANÇA EDITAL PARA OBRAS DE CONCLUSÃO DO MIS

29 de março de 2019


 

Com a licitação, expectativa é retomar este ano a última fase da construção da nova sede do museu

O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial, o edital para as obras de conclusão da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana.  Os recursos para a construção estão previstos no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo no Estado do Rio de Janeiro (Prodetur-RJ), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A expectativa é de que as obras, orçadas em cerca de R$ 41 milhões, sejam retomadas ainda este ano.

O aviso da licitação pública internacional da terceira e última etapa da construção do novo prédio também foi publicado no Diário Oficial da União e no site Development Business, das Nações Unidas. A empresa que for contratada ficará responsável pelos serviços de instalações (elétrica, hidráulica, estruturas, proteção contra incêndio, acústica, sonorização, irrigação, iluminação, entre outras) e acabamentos. Interessados em executar os serviços terão até o dia 30 de abril para entregar propostas. A partir de iniciada a obra, o prazo de conclusão é de um ano.

Cerca de 70% das obras físicas prédio do MIS estão concluídas. As duas primeiras fases incluíram demolição, fundação e construção do edifício. Após o fim da terceira etapa, será feita a implantação da museografia para que o prédio seja aberto ao público.

– A retomada das obras do MIS é fundamental para o Rio de Janeiro. Ter aquele prédio inacabado em um dos cartões postais da cidade é o símbolo de um período que não queremos ver mais. Estamos virando essa página. A abertura do museu, que exibirá grande parte da história da cultura brasileira, será um marco para o turismo no estado – afirma o governador Wilson Witzel.

O processo de licitação e a obra serão acompanhados pela Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro e pelas secretarias de Estado da Casa Civil e Governança – por meio da Unidade de Coordenação do Prodetur – , Turismo, Cultura e Infraestrutura e Obras.

– A conclusão destas obras representará relevante contribuição para a alavancagem do turismo e por conseguinte da economia local. É um expressivo equipamento cultural que o estado deixa gravado na Cidade Maravilhosa – destaca o secretário de Infraestrutura e Obras, Horácio Guimarães Delgado Junior.

Grande complexidade, material importado, projeto internacional

Com 9,8 mil metros quadrados de área, divididos em oito  pavimentos, a nova sede do MIS foi concebida pelo escritório americano Diller Scofidio + Renfro para ser um boulevard vertical. Seu percurso narrativo foi construído com base na ideia da rua como local de entretenimento e como símbolo da criação popular, que representa grande parte da produção artística da cidade. O objetivo é conduzir o visitante a um passeio pelo acervo da instituição, pela cidade e pelo tempo. Os arquitetos buscaram inspiração nas curvas do calçadão de Copacabana e desenharam um prédio capaz de dialogar com a paisagem, democratizar a vista da praia e ser um novo ícone arquitetônico para a cidade. Eles “dobraram” a calçada, transformando o prédio em um grande boulevard vertical.

O cuidado e a preocupação com o meio ambiente permeiam todas as fases do projeto, desde a demolição do prédio que ocupava originalmente o terreno onde está sendo construída a nova sede do Museu, na Avenida Atlântica. A demolição foi feita de forma seletiva e teve um índice de reciclagem e reaproveitamento de 99,81% dos materiais. O projeto busca a certificação Leed (Liderança em Energia e Projeto Ambiental, em português), concedida pelo Green Building Council.

O que é o MIS?

É um museu que celebra e conta a história da cultura brasileira de um ponto de vista carioca. É um museu vivo onde a produção cultural contemporânea  é, o tempo todo, incorporada ao acervo. O MIS iniciou suas atividades em 1965, basicamente como um centro de documentação. Atualmente, o acervo do MIS conta com 30 coleções particulares com fotos, discos, filmes , vídeos, instrumentos e documentos, e coleções. abrangentes, como a da Rádio Nacional (com programas, roteiros, fotos, etc) . Além disso, o MIS produz, desde 1966, sua própria coleção, com destaque para os Depoimentos para a Posteridade, registros de história oral a partir de gravações com personalidades importantes da cultura brasileira.

A ideia da nova sede do MIS, em Copacabana, surgiu em 2008. O objetivo é revitalizar o museu e dar um novo tratamento a esse imenso acervo, a partir de uma linguagem museográfica contemporânea. Atualmente, o MIS ocupa dois endereços: o prédio original do Museu, na Praça XV; e outro edifício, na Lapa.

Fotos: arquivo Governo do Estado do RJ

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: olamisrj@gmail.com

©

2019 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2