CONHEÇA/ Sustentabilidade

Um projeto de museu sustentável


MIS preocupa-se em disseminar os conceitos de sustentabilidade, com o treinamento de funcionários e a apresentação de palestras sobre o tema para todos os públicos.

 

A nova sede do MIS / Museu da Imagem e do Som já nasce sustentável. O cuidado e a preocupação com o meio ambiente permeiam todas as fases do projeto, desde a concepção arquitetônica até a implementação do novo prédio. Alinhado com os desafios de se construir um futuro sustentável para o planeta, o MIS busca a certificação LEED, selo de maior reconhecimento em orientação ambiental de edificações, o mais utilizado em todo o mundo.

Destacamos alguns dos pontos principais da obra, mas você pode conferir todos os detalhes no site MIS Sustentável.

 

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

_

O cuidado começou com a demolição do prédio que ocupava originalmente o terreno do MIS foi feita de forma sustentável e teve um impressionante índice de reciclagem e reaproveitamento de 99,8% dos materiais. Veja o vídeo.

Desde então o MIS está adotando está colocando em prática um plano de gerenciamento de resíduos, que estabelece como meta reduzir em 95% o envio de resíduos para aterros sanitários por meio de reciclagem e reutilização.

Obra sempre causa algum incômodo a quem está perto. O que faz a diferença são as medidas tomadas para evitar que a poluição gerada em sua obra saia do terreno e perturbe a vizinhança. Procuramos observar com atenção os horários previstos em Lei. Quando acontece de avançarmos um pouco no horário, procuramos avisar com antecedência. Além disso, ações como lavar as rodas dos caminhões antes que eles deixem a obra ajudam a manter a poeira dentro do canteiro. Outras práticas, como proteger os bueiros do terreno e do entorno, evitam que as tubulações da rede pública sejam obstruídas e poluídas pela areia e outros detritos. Estamos sempre abertos a ouvir a comunidade do entorno. Se você quiser fazer um comentário ou tirar uma dúvida, mande uma mensagem.

 

ESPAÇO SUSTENTÁVEL
_

Em diversos aspectos, o projeto de sustentabilidade do MIS supera as metas estabelecidas pelo processo de certificação, acumulando bonificações para conquistar a categoria Ouro do selo LEED.

Transporte Público

O prédio do MIS não oferece estacionamento. E nem precisa. O museu está localizado a menos de 400 metros de diversos pontos de ônibus, a menos de 800 metros da estação de metrô Cantagalo e próximo a um grande número de hotéis de Copacabana. Sem contar que o bairro conta com uma grande oferta de táxis. Além disso, serão instalados bicicletários para o público. Assim, o MIS incentiva o uso de transportes coletivos e alternativos, contribuindo para a redução e o impacto ambiental gerado por veículos automotores.

Redução do Consumo

O MIS está se preparando para economizar água potável. Está sendo prevista a redução de 41% de água por meio do uso de descargas de duplo fluxo e mictórios economizadores e de 89% do uso de água potável nas descargas através da utilização de águas de reuso.

E isso não é tudo. O projeto do MIS está alcançando 26% de eficiência energética por meio da utilização de tecnologias avançadas nos sistemas de aquecimento, ventilação, ar condicionado, iluminação, isolamento térmico, automação e utilização de bombas e motores de alta eficiência. Tais sistemas permitem, por exemplo, que o ar externo seja pré-resfriado em aproximadamente 5ºC, praticamente sem gasto energético. Além disso, o calor liberado pelos motores dos ar-condicionados é aproveitado no aquecimento da água, que é complementado através de energia solar.  Lâmpadas e luminárias de alta eficiência, controladas por um sistema inteligente de automação, garantem as reduções adicionais no consumo energético.

Por serem de cores claras, os materiais utilizados na cobertura do prédio (em combinação com a área vegetada) e na pavimentação dos espaços refletem com eficiência a luz solar, evitando a absorção de calor.

Armazenamento e Coleta de Recicláveis

O MIS vai disponibilizar para seus funcionários e visitantes recipientes específicos para lixo reciclável. Além disso, contará com uma área para separação e armazenamento desse material, reduzindo a quantidade de resíduos que seriam encaminhados para aterros sanitários.

Uso de madeira certificada

Visando encorajar o manejo florestal  ambientalmente responsável, no mínimo 50% da madeira comprada para a construção do MIS deverá ter o selo internacional FSC – Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português. A certificação garante que a madeira utilizada é oriunda de um processo produtivo ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente viável.

Qualidade do ar

A preocupação e o cuidado com a qualidade do ar permeiam todas as fases de implementação do projeto do MIS. Durante a obra, medidas como o uso de Equipamentos de Proteção Individual, utilização de tintas e solventes de baixa toxidade exclusivamente em locais ventilados, vedação de ambientes finalizados e de dutos de ar condicionado instalados, garantem o conforto e o bem estar dos trabalhadores e dos futuros ocupantes do edifício. Na pré-ocupação do museu, será executado um Plano de Controle da Qualidade do Ar, que eliminará possíveis contaminantes gerados durante a construção. Além dessas medidas, os sistemas inteligentes de troca de ar garantirão que o ar externo levado para o interior do edifício supere o desempenho mínimo de qualidade exigido pelas normas nacionais e internacionais.

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2017 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2