Sedes


Lapa

No bairro da Lapa, está localizada em um tradicional reduto da boêmia carioca, que abriga diversos bares, casas noturnas e espaços culturais. Tanto na Lapa quanto na Praça XV, é possível acessar o Banco de dados com informações sobre o acervo do MIS. Além dos registros já digitalizados, o espaço dispõem de equipamentos que permitem a escuta dos documentos sonoros, nas mais diferentes mídias, (discos 78 RPMs, LPs, CDs, fitas cassetes e fitas rolos). Na sede da Lapa também é possível consultar partituras, scripts de programas e documentos textuais das diversas coleções do MIS.

Praça XV

Encravado no centro do Rio de Janeiro está a neoclássica sede da Praça XV, parte do Corredor Cultural da cidade do Rio e totalmente adaptada para as mais diversas programações culturais. Com dois pavimentos, o prédio foi construído em 1922, na Praça Luiz Souza Dantas, 01 (Praça XV), para abrigar o Pavilhão do Distrito Federal na Exposição do Centenário da Independência, também em 1922.

No primeiro pavimento estão duas salas com tratamento acústico (Sala Janete Clair e Sala Chacrinha), de 29,3m2, além do auditório com 65 lugares e 68,68m2. Totalmente adaptado para apresentações audiovisuais e debates, o auditório possui cabine de projeção e telão com 1,90m de altura e 4,10 de comprimento. As especificações técnicas do equipamento estão no final do portfólio. O espaço possui ainda um café bistrô com cozinha e depósito, e dois banheiros. O pavimento superior do espaço é dedicado à consulta do acervo e exposições.

Copacabana

Devido à importância e dimensão de seu acervo, o MIS foi o Museu escolhido para dar vida a este espaço, o projeto que está em construção (obras), foi pensado pelo Governo do Estado visando fornecer ao público um centro cultural, contendo, restaurante panorâmico, cinema ao ar-livre, 06 áreas expositivas permanentes, 02 áreas expositivas temporárias, café, lounge, espaço de vendas e livraria, além de auditório multiuso, em um dos principais pontos turísticos da cidade.

Perguntas Frequentes