Sedes


Lapa

Tradicional reduto da boêmia carioca, a Lapa abriga em seu coração, num prédio charmoso, a sede onde o visitante pode acessar o Banco de Dados com informações sobre o vasto acervo. Também vai encontrar partituras, scripts de programas e documentos textuais das diversas coleções do MIS. Além dos registros digitalizados, documentos sonoros das mais diversas mídias (discos de 78 RPMs, LPs, CDs, fitas cassete e rolos) podem ser ouvidos com equipamentos apropriados.

Praça XV

No centro do Rio de Janeiro, palco de grandes eventos históricos, fica a imponente sede neoclássica do MIS. O edifício, de 1922, na Praça Luiz Souza Dantas, 01 (Praça XV), conta com dois pavimentos e foi construído para ser o Pavilhão do Distrito Federal na Exposição do Centenário da Independência. Lá o visitante encontrará o acervo iconográfico com as fotografias de Augusto Malta e Guilherme Santos, além de boa parte das coleções de partituras de Jacob do Bandolim e Almirante.

A NOVA SEDE DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM EM COPACABANA

Copacabana, um dos bairros mais famosos da zona sul do Rio, exaltado no mundo inteiro, será o cenário da nova Sede do Museu da Imagem e do Som. O Projeto, pensado pelo Governo do Estado, está em obras e contará com um centro cultural, um restaurante panorâmico, cinema ao ar livre, seis áreas de exposição permanentes, café, lounge, livraria e um auditório multiuso. Lembrando a canção de João de Barro -o Braguinha- e Alberto Ribeiro, a Princesinha do Mar, que é palco de tantos eventos importantes, que possui um calçadão que é uma passarela de ondas, com curvas que foram aumentadas do desenho original por Burle Marx, e por onde desfilam anônimos e celebridades, receberá essa presença ilustre… essa sede gigantesca na Avenida Atlântica, que olha para o infinito do mar, para o futuro de um bairro que será um forte polo irradiador de conhecimento, dada a importância e a dimensão de seu acervo.