PLAYLIST TANGOS HOMENAGEIA OS OUVINTES ARGENTINOS DA RÁDIO MIS RJ


A Rádio MIS RJ presta homenagem aos ouvintes argentinos, fãs da nossa programação, e coloca no ar nesta quinta(01/07), às 12h15, a Playlist Tangos. Uma seleção especial de canções interpretadas por artistas brasileiros, ícones da nossa música como Dalva de Oliveira, Francisco Alves, Vicente Celestino, Ivon Curi, Angela Maria, Dilermando Reis, João Pernambuco, Haroldo José, Nubia Lafayete, Irmãs Celeste, Mário Zan e Emilinha Borba.

Segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira,”o tango brasileiro, muitas vezes apontado por estudiosos como uma variante bem acabada e estilizada do maxixe, entrará definitivamente para a música popular brasileira representado pelas composições de Ernesto Nazareth. Em 1892, Nazareth compõe “Rayon d’Or” usando pela primeira vez a denominação tango. Em seguida(1910), compôs o famoso tango “Brejeiro”, muitas vezes confundido, posteriormente como choro”.

Em terras argentinas, Carlos Gardel grava em 1917, “Mi noche triste”, considerado o marco do gênero, mas foi com a música “El día que me quieras” que Gardel se tornou um dos mais famosos cantores de tango em todo mundo.

O Tango, considerado em 2009, Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO(Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), como bem cultural da Argentina e Uruguai, constitui uma das principais manifestações da identidade dos habitantes do Rio da Prata. Sintonize a nova Playlist Tangos e descubra a beleza das canções repletas de poesia e paixão.

Publicado em 30/06/2021 por Márcia Benazzi

Confira também em https://www.webradio.mis.rj.gov.br/news-42-playlist-tangos-homenageia-os-ouvintes-argentinos-da-radio-mis-rj