CONHEÇA/ A nova sede

Museu popular: representação da rua


Talvez seja o primeiro museu no Brasil sobre algo aparentemente tão abstrato: o jeito de um povo e uma cidade. A bossa que a gente tem para fazer as coisas. E isso, em si, é muito inovador.

Hugo Sukman

 

Desde os seus primórdios, o Rio concentra grande parte da indústria cultural e criativa brasileira. O MIS / Museu da Imagem e do Som será o museu da identidade carioca, caracterizada por essa produção artística.

A nova sede será mais um símbolo do Rio de Janeiro. A escolha da Praia de Copacabana como endereço para o museu está intimamente ligada ao caráter plural desse bairro, um dos cartões-postais mais conhecidos no mundo. Copacabana é de fácil acesso, recebe um grande contingente de visitantes e inspirou músicos, escritores, artistas plásticos, pensadores e fotógrafos cujos trabalhos moldaram a cultura do país.

A nova sede terá 9,8 mil metros quadrados para disponibilizar ao grande público o acervo da instituição. O edifício também abrigará o acervo do Museu Carmen Miranda, hoje localizado no bairro do Flamengo. Ele será um espaço de produção e difusão de cultura, atuando também como centro cultural.“Trata-se de um museu contemporâneo, que vai falar sobre a cultura carioca, um espaço que até agora não existia no Rio. Ele vai guardar também a memória do presente”, diz Larissa Graça, Gerente de Projetos da Fundação Roberto Marinho.

O prédio da nova sede do MIS é uma realização do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio da Secretaria de Estado de Obras e Empresa de Obras Públicas/EMOP, feita em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Uma nova licitação para a contratação de construtora está em andamento. Assim que a construtora iniciar os trabalhos, a previsão é que a obra seja finalizada em seis meses. Após a entrega da obra, haverá um período de quatro meses para a instalação de museografia e do conteúdo

O projeto conta com investimento direto do Governo do Rio de Janeiro, por meio de recursos próprios e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além do financiamento dos Programas de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) e de Apoio ao Investimento dos Estados (PROINVEST). O projeto conta ainda com a TV Globo, o Itaú e a Natura como patronos e com o patrocínio da Vale, da IBM, da AMBEV e da Light, o apoio do Grupo Votorantim, da NHJ do Brasil e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

UMA EQUIPE ESPECIAL PARA UM MUSEU ESPECIAL

Um diagnóstico do acervo do MIS foi o ponto de partida para os projetos de curadoria e museografia. O trabalho durou cerca de seis meses e envolveu 12 consultores – Alfredo Del Penho (Música Brasileira), Carla Siqueira (Fotografia e Memória), César Soares Balbi (Carmen Miranda), Luiz Antonio Simas (Carnaval), Luiz Carlos Saroldi (Radiodifusão), Mario Adnet (Música Brasileira – Partituras), Pedro Butcher (Audiovisual), Pedro Paulo Malta (Música Brasileira), Pedro Vasquez (Fotografia e Memória), Rachel Valença (Carnaval), Rodrigo Faour (Depoimentos) e Ruy Castro (Depoimentos e Carmen Miranda) – e três consultores másters – Sergio Cabral, Hermínio Bello de Carvalho e Jairo Severiano. A coordenação ficou a cargo de Hugo Sukman, o curador do museu, e Rosa Maria Araújo, presidente do MIS.

Um grupo de consultores presta consultoria para o desenvolvimento do conteúdo do museu e trabalha em parceria com a curadoria. São eles: Beto Cazes, Claudio Jorge, Daniela Name, Emílio Domingos, Henrique Cazes, Luís Filipe de Lima, Luís Pimentel, Marcelo Moutinho, Mario Sève, Nayse Lopes, Nei Lopes, Oscar Bolão, Paula Sandroni, Pedro Aragão, Pedro Butcher, Pedro Paulo Malta, Pedro Vasquez, Silvio Essinger e Tárik de Souza.

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2017 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2