Noel Rosa vai ganhar um documentário!


*Texto da diretora e produtora Joana Nin

Noel Rosa vive em Vila Isabel. No dia 11 de dezembro, o compositor faria 110 anos se fosse vivo, mas ele se foi aos 26 anos deixando uma obra significativa. Me mudei para o bairro em 2012 e na primeira compra de supermercado escolhi justamente uma loja que funciona no prédio onde era a enorme Fábrica de Fiação e Tecidos Confiança. Noel morava na Rua Teodoro da Silva e ouvia sempre as estridentes sirenes de marcos de horário dos funcionários. Como tudo da vida dele ia parar dentro de uma música, “Três Apitos” nasceu desse som que ‘feria os ouvidos’ do poeta.

O filme traz Noel Rosa de ontem para a Vila Isabel de hoje. Parte do seu bairro-inspiração para falar de memória, passado e presente, homenagear e relembrar o artista e sua obra. Pensando em tudo isso, decidi realizar o documentário “A Vila dos Três Apitos”. Além de filmar pelas ruas do bairro, fui buscar nos arquivos mais ricos da cidade um pouco dessa memória preservada, como a voz das pessoas que conheceram Noel e as imagens de seu tempo.

A partir da pesquisa de Beth Formaggini, encontrei no MIS muita coisa linda. Obrigada, pessoal!! Vocês são incríveis. Ainda vou avançar pelos demais acervos porque eles estão aí para nos lembrar da nossa história e dos que vieram antes de nós. E para nos dar a chance de inventar novos significados para a vida, assim como um filme já nos permite viajar apenas usando nossos olhos, ouvidos e sensações. Assim que essa pandemia esfriar vou terminar o documentário e ele chegará a todas as telas perto de você. Mas por enquanto, fique em casa.


Joana Nin – diretora e produtora


Mais informações sobre o documentário no site da produtora Sambaqui Cultural:https://www.sambaquicultural.com.br/noel-rosa-vive-em-vila-isabel/