CONHEÇA/ Museografia

O exercício de encantar um acervo incrível


O conteúdo desse museu é a essência da cidade

Daniela Thomas

 

Um dos pontos mais importantes do projeto da nova sede do MIS / Museu da Imagem e do Som é potencializar seu papel de museu do presente, que realiza o mapeamento e registro da produção cultural carioca. Os personagens do MIS, como a Carmen Miranda ou o Noel Rosa, são jovens, ousados e radicais, que criam uma música extraordinária para uma cidade extraordinária. Para abrigar esse conteúdo, que conta a história da identidade carioca está sendo concebido um ambicioso projeto expográfico assinado por Daniela Thomas e Felipe Tassara.

Thomas conta que tem uma relação muito pessoal com o museu: “Eu sou carioca de Copacabana. Eu nasci com esse mar na minha janela. Mas carioca não é apenas a pessoa que nasce no rio. Carioca é o cara que chega aqui, seja de onde for, e fala “ah, finalmente”. Tem gente de todo o Brasil que é carioca, que vão se reconhecer e retomar um orgulho da criação que tem sido feita aqui. Como tudo é fruto de encontros muito radicais. É uma cidade vivida na intensidade e eu espero que a gente consiga transmitir isso aqui. Esse é o objetivo”.

O uso intenso de tecnologia é uma das características da expografia, mas sempre em função do conteúdo, recuperarando a noção do quanto a cidade é criativa. A experiência Noites Cariocas, que mostra a história da noite carioca, dos saraus da Imperatriz aos bailes funk, é um exemplo disso: “O conteúdo desse museu é absolutamente a essência do Rio. É uma cidade feita no encontro da rua, um contato vivo entre as pessoas que fazem a cidade e a cultura. Todo esse conteúdo, embalado pelos objetos museográficos que a gente está fazendo, devem gerar uma experiência inesquecível”.

A inovadora museografia amplifica esse conceito, levando o visitante a experiências intensas. “Não é aquela coisa de ficar botando dedinho, mas de te abraçar com ideias, sons e imagens. É uma maneira radical de juntar as coisas, analogias inesperadas. Não tem nada de didático, de acanhado. Tudo aqui é feito com uma vontade de não deixar você apático. Pelo contrário, vai balançar a ideia de ser carioca. Auto-estima é um grande energético. Dá vontade de criar mais. Um museu mostrando essa riqueza pode ser uma fonte de coisas novas”.

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2017 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2