Exposição Um MIS de História


O Museu da Imagem e do Som permanece fechado para visitação, porém em breve abriremos as portas da sede na Lapa para uma viagem pelo seu acervo e suas coleções na exposição “Um MIS de História”. O passado e o presente desta instituição pioneira, fundada em 1965, estão disponíveis ao público, passeando por artistas como Augusto Malta, Jacob Bandolim, Elizeth Cardoso, Nara Leão, além da memória da Rádio Nacional e de tantos outros nomes da cultura brasileira.

Fotografias, partituras, músicas, vitrola e trechos dos “Depoimentos para Posteridade” conduzem o visitante por mais de 100 anos de história pelo nosso hall de entrada e mezanino. No circuito, uma linha do tempo guia o público pelos principais acontecimentos do MIS, enquanto músicas do nosso acervo estão disponíveis em diversas playlists, disponibilizadas em parceria com a plataforma Deezer. Músicas afetivas e memórias pessoais podem também ser registradas em um grande quadro negro.

Já nas vitrines temos verdadeiras pérolas do acervo. Atendendo as mais diferentes tipologias presentes no museu, estão expostos itens como a coroa de Odete do Amaral e o microfone usado em “Depoimentos para Posteridade” históricos, como o do jovem Chico Buarque, em 1966.