João Araújo


João Araújo nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1935. Foi empresário e produtor musical brasileiro. Começou na música aos 14 anos, após ser convidado por um cunhado para trabalhar na Copacabana Discos, como auxiliar de imprensa. Em seguida, foi para a Odeon (hoje EMI) e depois para a Philips (hoje Universal), tornando-se diretor artístico. Lá montou um elenco histórico, contratando artistas como Gal Costa, Caetano Veloso e Jorge Ben Jor, na época ainda conhecido como Jorge Ben.

Em 1969, fundou a gravadora das Organizações Globo, a Som Livre, em que permaneceu 38 anos, sempre no comando. Ao longo da carreira na indústria fonográfica, foi responsável por lançar artistas como Djavan, Gilberto Gil, Novos Baianos, Lulu Santos, Nara Leão e seu filho Cazuza. Em novembro de 2007, conquistou o Grammy de “Contribuição à Música” (Life Achievement), na categoria produtor. Faleceu em 30 de novembro de 2013, em casa, após sofrer um infarto.

Entre os itens do seu acervo, doados por sua esposa, Lucinha Araújo, em 2014, estão milhares de CDs, centenas de LPs, 38 prêmios (entre estatuetas e placas), além de diversas fotografias. No momento, não disponível para consulta, aguardando tratamento técnico.