Henrique Foréis Domingues, radialista, compositor, cantor e pesquisador, nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de fevereiro de 1908. Seu apelido, Almirante, teve origem no período em que serviu na Marinha (1926-27), quando teve oportunidade de desfilar ao lado do comandante da Reserva Naval, em traje de gala, sendo confundido com um almirante. Ao lado de Noel Rosa e Braguinha, iniciou sua carreira artística em 1928, no conjunto Bando de Tangarás. Gravou grandes sucessos, como “Yes, nós temos bananas”, “Touradas em Madri” e “O orvalho vem caindo”, além de ter sido parceiro de Carmen Miranda em discos e filmes nacionais. No carnaval de 30 lançou a música “Na Pavuna”, um dos seus grandes sucessos. Recebeu o título de A maior patente do rádio, graças a programas inovadores como Curiosidades musicais e Incrível! Fantástico! Extraordinário!.
Almirante dedicou sua vida à divulgação e à preservação da memória musical brasileira, tendo organizado um vasto acervo que se tornou importante fonte de pesquisa sobre o folclore e a música popular brasileira. Faleceu no Rio de Janeiro, em 22 de dezembro de 1980.
A coleção Almirante foi adquirida pelo governo do estado na época da inauguração do MIS, em 1965, e é composta de milhares de partituras, livros, fotos, recortes de jornais, além de instrumentos musicais que pertenceram a músicos brasileiros famosos.