MIS Blog/ Notícias

VIVA O SAMBA

02 de dezembro de 2014


Desde 2007 reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil, o samba é um importante fator de afirmação da identidade brasileira

 

Em homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, o MIS-RJ resolveu contar em algumas linhas, um pouco da história desse gênero musical tão importante da cultura brasileira.

DA REDAÇÃO

Surgido desde o final do século 19, é, no entanto, nas primeiras décadas do século 20 que o samba se consolida como gênero. O mesmo termo servia para designar a modalidade de dança de roda praticada no Recôncavo Baiano e também no interior de São Paulo, mas foi no Rio de Janeiro, então capital da República, que ele ganhou sua feição mais conhecida, que cruzou fronteiras e atravessou o século, tornando-se o fenômeno cultural mais pujante, a ponto de ser identificado como um dos símbolos da nação.

No início, praticado às escondidas por uma camada social considerada “perigosa”, o samba foi perseguido. Mas seus cultores – pobres, negros e excluídos – tomaram para si a liderança do processo de afirmação gradual do samba, respaldada por diversos fatores, que vão da excelência de sua expressão criativa ao capricho da indumentária e da atitude. Não foi tarefa simples. A eles, sambistas do passado, nosso respeito!

Como resultado, o samba é hoje reconhecido como o ritmo representativo do Brasil. Ele se espalha por todo o país, numa variedade de gêneros e subgêneros, por meio de manifestações musicais, de dança e de celebração de vida, originadas pelo que foi semeado ao longo do tempo pelas populações afrodescendentes que aqui viveram e vivem.

Desde 2007 reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil, o samba é um importante fator de afirmação da identidade brasileira, e fonte de inspiração e de trocas interculturais para além de nossas fronteiras geográficas. Além de resultar de formas de sociabilidade, sentidos e valores que asseguram modos de criar, fazer e viver tipicamente brasileiros. Viva o samba, traço de união de nosso povo.

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2