MIS Blog/ Depoimentos, Notícias

VICTOR BERBARA, O HOMEM DAS MIL FACES

15 de outubro de 2015


 

Homem de teatro, cinema, televisão, publicidade e rádio, o carioca Victor Berbara é o próximo convidado da série Depoimentos para a Posteridade, no dia 28 de outubro (quarta-feira). O evento, gratuito, começa às 13h30, na sede do Museu da Imagem e do Som na Praça XV. Legítimo dono do título de rei dos musicais, Victor promete fazer um balanço de sua carreira durante o encontro.

Berbara é o produtor, diretor e autor das versões em português da histórica montagem brasileira de My Fair Lady. Falar sobre este convidado não é tarefa fácil, afinal, ele é mesmo o “homem das mil faces”, título de sua biografia, lançada em 2008 e codinome que assumiu, desde então. O publicitário que inventou slogans que perduram até hoje, como “Quer um? Coca-Coca, a pausa que refresca!” ; o redator que viveu os anos de ouro do rádio brasileiro escrevendo novelas, roteiros de programas musicais, dirigindo humorísticos ou o diretor e produtor teatral que colocou o Brasil no mercado mundial das grandes produções musicais com Hello, Dolly! e Evita. Todos estes e outros mais podem resumir títulos conquistados por Victor Berbara.

Você sabia que ele dirigiu a primeira transmissão de televisão do Brasil, em um programa musical do Frei José Mojica, grande ídolo da década de 1950? E no Rio de Janeiro, embora alguns historiadores insistam em afirmar que foi em São Paulo que a TV brasileira começou.

Victor Berbara nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de junho de 1928. É filho do comerciante Felix Berbara e da modelo Aída Costa Berbara. Formou-se em psicologia pela Columbia University, de Nova York, em 1949. Daí foi ser chefe do Departamento de Rádio da  Agência McCann Erickson,  empresa americana, com sede no Brasil. Nesta época, também começou a colaborar com vários programas da Rádio Nacional.  Em 1983, Berbara assumiu o posto de distribuidor exclusivo da Paramount Pictures, integrante do grupo norte -americano Viacom. Em 1987, a empresa criou os estúdios VTI-Rio, em pós-produção para publicidade, cinema e dublagem, que hoje estão em filmes, séries e desenhos animados.

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2