MIS Blog/ Museu

Série “Memória MIS”

14 de novembro de 2013


"Foi um registro fundamental para se entender a construção da linda trajetória de um museu pioneiro, detentor de um acervo riquíssimo e que chega aos 50 anos revigorado"

Rosa Maria Araujo, Presidente do MIS-RJ

 

A série especial de Depoimentos Para a Posteridade “Memória MIS” terminou com a participação da Presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Rosa Maria Araújo.

A série, que teve como primeiro depoente Ricardo Cravo Albin, em 24 de outubro de 2012, contou ainda com a participação dos ex-presidentes e diretores Neusa Fernandes, Arthur Poerner, Maria Eugênia Stein, Jorge Roberto Martins, Marília Trindade Barbosa, Heloísa Buarque de Holanda e Nilcemar Nogueira.

Além de registrar a história das administrações do museu, o material colhido será o ponto de partida para a realização de um documentário comemorativo do cinquentenário do MIS, que acontece no ano que vem, quando o museu será transferido definitivamente para a sua nova sede, em Copacabana.

Rosa Maria falou sobre a sua formação acadêmica e seu ingresso na presidência da instituição, em 2007. Ressaltou a importância de todas as administrações anteriores e disse que seu papel foi o de modernizar o museu e estreitar sua relação com os pesquisadores e firmar parcerias com outras instituições da cultura.

“O nosso maior desafio foi criar um banco de dados e digitalizar nossos mais de 300 mil itens dos mais variados suportes. Viabilizamos a reabertura das salas de pesquisa que estavam equipadas mas precisavam de organização e profissionais qualificados para exercer a função”, contou Rosa Maria.

A presidente ressaltou a importância da série de depoimentos.

“Foi um registro fundamental para se entender a construção da linda trajetória de um museu pioneiro, detentor de um acervo riquíssimo e que chega aos 50 anos revigorado com a aquisição de novos acervos e a perspectiva de uma nova casa”.

O depoimento foi mediado pela Diretora Técnico-Operacional Célia Costa, e teve como entrevistadora a ex-ministra da Cultura, e vice-presidente do MIS de 2007 a 2010, Ana de Hollanda.

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2