MIS Blog/ Antiqualhas MIS, Notícias

SÉRGIO PORTO FALA À RÁDIO NACIONAL

31 de março de 2015


 

Na lista que elaborei para comentar, aqui no “Antiqualhas”, as preciosidades do Museu da Imagem e do Som, acha-se uma “Entrevista com Sérgio Porto”, na qual o entrevistado fala à Rádio Nacional, possivelmente em novembro de 1957, a respeito da visita de Louis Armstrong ao Rio. Eu não tinha ideia do conteúdo da entrevista e a minha maior surpresa foi, sem dúvida, quando o interlocutor quis saber se haveria ou não um encontro entre Armstrong e Pixinguinha.

Sérgio Marcus Rangel Porto nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de janeiro de 1923, e na mesma cidade faleceu, aos 45 anos, em 30 de setembro de 1968. Escritor, radialista e compositor, seu nome tornou-se muito popular principalmente pelas críticas e crônicas satíricas assinadas sob o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta e ilustradas por Tomás Santa Rosa.

Profundo conhecedor de MPB e Jazz, ninguém melhor do que Sérgio Porto para falar de Pixinguinha e Armstrong. Inclusive, em dado momento, Sérgio procurou justificar a importância de um possível encontro entre os dois tratando “Pixinguinha como expoente da Música Popular Brasileira e Armstrong o expoente da Música Popular Americana”…

Dois outros nomes também são citados na entrevista: o de Jorginho Guinle e o de Lúcio Rangel (tio de Sérgio), que teria sugerido o encontro na casa do próprio Pixinguinha.

Pelo menos, até onde descobri, Pixinguinha e Armstrong se encontraram uma única vez, no Palácio Laranjeiras, aos 27 de novembro, em evento promovido pelo então Presidente Juscelino Kubitschek; contando, ainda, na ocasião, com a presença de outras personalidades de nosso meio artístico, tais como Dorival Caymmi, Braguinha, Herivelto Martins, Ataulfo Alves, Lamartine Babo, Grande Otelo e Raymundo Magalhães Jr.

A entrevista tem 04’09’’. E logo após seu encerramento aparece, em nossos registros, mas sem qualquer indicação, uma gravação que deve ter sido usada para ilustrar, certamente, a parte final da entrevista… Reconheci tratar-se de “Margie”, grande sucesso de Armstrong. A gravação é comercial e do ano anterior (1956). Foi extraída de um show realizado em Chicago, com a banda All Star, a mesma que acompanhou o artista aqui no Rio. Com muitos chiados, preferi apresentar a gravação que está no youtube, em High Quality.

Luiz Antonio de Almeida é chefe da Sala de Pesquisas da Lapa e Pesquisador da Música Brasileira.

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: olamisrj@gmail.com

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2