MIS Blog/

HISTÓRIAS DO GÊNIO DAS MARCHINHAS

11 de dezembro de 2015


Prefácio do livro "Cabeleira do Zezé e outras histórias"

por André Weller

 

O livro “Cabeleira do Zezé e outras histórias” não é uma biografia. Tal qual Zezé com sua cabeleira, esse livro parece, mas não é. Não se engane, você não vai encontrar a biografia do maior compositor vivo de marchinhas de carnaval. João Roberto Kelly está muito vivo e muito bem, obrigado! Do alto de mais de meio século de carreira, o compositor não descansa e nos traz agora as suas memórias no formato de histórias. Que o leitor se sinta numa mesa de bar ouvindo os casos de um dos músicos mais originais do nosso tempo. Não há precisão nas datas, nos locais ou nos personagens, mas a graça de um bate-papo que remonta a história da música brasileira.

Kelly não somente foi testemunha ocular, como protagonista de alguns dos pontos de inflexão dessa história. E assim, sem pretensão, João pinta quadros nestas páginas para você, caro leitor. Sua aproximação com o carnaval já se prenuncia no retrato do artista quando jovem. Do menino que escutava a avó e a mãe tocarem ao piano os sucessos da folia dos anos 1940 ou do garoto que parava em frente às orquestras, hipnotizado pelo som do carnaval, nas suas primeiras matinês. Em seus primeiros passos e compassos, num batismo no teatro de revista, que ressurgia em Copacabana no Teatro Jardel. E fazendo com desembaraço a transição dos palcos para os estúdios de televisão. Se o compositor brilhou por trás das câmeras, musicando o maior programa de televisão de todos os tempos, o Times Square, o apresentador criou um novo gênero de programa com suas mulatas. E essa invenção lhe permitiu acompanhar de perto as transformações do carnaval que ele, agora, nos conta com a intimidade de quem sabe do assunto. As histórias de Kelly são assim: quando o leitor acha que o cenário é um, é outro. Porque nos seus relatos, mais importante do que as emissoras de televisão pelas quais ele passou, são os bares onde a turma se reunia. Acredite, você está diante de um dos mapas mais originais de boates, botequins, cabarés, cervejarias e biroscas da cidade.

 Neste papo, você irá logo perceber que João Roberto Kelly tem um dos maiores corações que já existiram e existem por aqui. Sua generosidade é evidente no carinho com que ele conta as suas desventuras. Muitas delas em dobradinha com personagens brilhantes, como Ciro Monteiro, Carlos Imperial, Grande Otelo e Luiz Reis. Ou quando nos revela segredos das suas próprias criações. E assim, descobrimos que o cabeludo Zezé foi um garçom, a Mulata iê-iê-iê foi uma Miss, a Colombina uma garota de uma discoteca e a Maria Sapatão, provavelmente você ligue o nome ao número do sapato. E quando Kelly manda neste livro sua valiosa receita de marchinha, fala muito humildemente, como todo artista deveria ser: “Quem sou eu para dar receita de marchinha!” Respondemos em uníssono que ele é, simplesmente, o melhor e agora nos oferece uma sucessão de histórias que se formam na sua frente, meu caro leitor. Tudo isso à maneira das suas próprias marchinhas. São casos curtos, concisos e saborosos como são as letras econômicas das suas composições de carnaval. Impossível não vislumbrar um sorriso atrás deste livro. Experimente saber o que aconteceu num motel na avenida Brasil com o nosso herói, Dona Zica e Emilinha. Ou quando o estudante de direito levava vedetes a tiracolo à faculdade. E o dia em que a censura implicou com as mulatas do Rio dá Samba e o programa quase não foi ao ar.

“A marchinha de carnaval não se dança, nem se samba; se brinca”, como ensina o nosso anfitrião. Espero, sinceramente, que você possa brincar com esse livro. Mas atenção: não deixe o chope esquentar! O João é bom de copo e a noite promete.

 

André Weller é cocurador do MIS

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: olamisrj@gmail.com

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2