MIS Blog/ Eventos

NARA LEÃO GANHA HOMENAGEM NO MIS

23 de julho de 2018

Evento faz parte da comemoração dos 60 anos da Bossa Nova

Celebrando os 60 anos da Bossa Nova, o MIS / Museu da Imagem do Som – equipamento da Secretaria de Estado e Cultura-  preparou uma homenagem a um dos personagens mais importantes do movimento, a cantora Nara Leão. O MIS possui em seu acervo um tesouro de fotografias, documentos, partituras, cadernos, troféus e objetos pessoais que pertenceram a Nara, material doado à instituição por Cacá Diegues, em 1990.  A partir de alguns desses itens, imagens exclusivas e novos depoimentos de personagens importantes na trajetória da cantora, foi produzido um vídeo inédito sobre a memória da cantora, “Homenagem a Nara Leão”. O audiovisual, produzido pela Galé Filmes, será lançado na sede do MIS, na Praça XV, no dia 1º de agosto (quarta-feira), às 18h30.

O evento também contará com um show no jardim do museu, do grupo Conexão Rio, atração do Beco das Garrafas, em Copacabana – um dos redutos históricos da Bossa Nova –, e acostumado a tocar com grandes nomes como João Bosco, Roberto Menescal e Raul Mascarenhas. O Conexão Rio é formado por André Cechinel (piano), Fernando Barroso Filho (baixo), Fernando Clark (guitarra) e Zé Mario (bateria) e Patrícia Mellodi (vocal).

No repertório do show, uma viagem pelos clássicos do gênero, com composições de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Baden Powell, João Donato e Johnny Alf, todos já gravados pela musa Nara Leão. Para acompanhar, o público será brindado com um coquetel assinado pela Dal Pizzol Vinhos e buffet do Castelograma.

“Raros artistas brasileiros conseguiram reunir como Nara a excelência de repertório com a versatilidade de gêneros musicais. Bossa, samba de morro, samba enredo, tropicalismo, Jovem Guarda, lindas versões de músicas americanas nos Meus sonhos dourados. Brilhou no Japão, no cinema e em uma discografia memorável. O MIS tem grande orgulho em guardar com carinho seu acervo. Ela é certamente a musa do MIS”, comenta Rosa Maria Araujo, presidente da instituição e idealizadora do projeto.

Sobre a homenageada

Nara Lofego Leão nasceu no dia 19 de janeiro de 1942, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Sua família mudou-se para o Rio de Janeiro quando ela tinha um ano de idade. Aluna de violão dos professores Solon Ayala e Patrício Teixeira, Nara iniciou sua carreira artística no início dos anos 1960, ao lado de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra, na comédia Pobre menina rica. Sua consagração como cantora, contudo, se deu após o golpe militar de 1964, com o show Opinião, junto com Zé Kéti e João do Valle. Em 1966, interpreta “A banda”, de Chico Buarque, canção vitoriosa do Festival da Record.

Nara Leão foi uma das pioneiras do movimento musical que se tornou mundialmente conhecido como Bossa Nova. Intérprete de compositores como Tom Jobim, Carlos Lyra, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Edu Lobo e Cartola, Nara tinha um repertório eclético e deixou interpretações inesquecíveis de clássicos como “Diz que fui por aí”, “Com açúcar e com afeto”, “Corcovado” e “Garota de Ipanema”. Morreu em 7 de junho de 1989.

Homenagem a Nara Leão: lançamento de vídeo + show do grupo Conexão Rio
Local: Museu da Imagem e do Som do RJ – Praça Luiz Souza Dantas, 01, Praça XV
Data: 1º de agosto de 2018 (quarta-feira)
Censura: Livre