MIS Blog/ Eventos

MIS PROMOVE SEMINÁRIO E SHOW CANÇÃO DO AMOR DEMAIS

07 de maio de 2018


 

Marco inicial da Bossa Nova é tema de evento durante a Semana Nacional de Museus

Celebrando os 60 anos da Bossa Nova, o MIS / Museu da Imagem do Som – equipamento da Secretaria de Estado de Cultura – preparou uma programação especial que vai se estender ao longo de 2018. Durante a 16ª Semana Nacional dos Museus, o museu promove no dia 17 de maio, às 14h, na sede da Praça XV, o seminário “Canção do amor demais”. Vale lembrar que o auditório tem capacidade para 50 pessoas, por isso é bom chegar cedo para garantir o lugar. A entrada é franca.

A mesa de debates vai reunir um time de especialistas em torno do disco que é considerado o marco inaugural da Bossa Nova, o álbum “Canção do amor demais”, de Elizeth Cardoso, com canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que traz o primeiro registro da famosa batida de João Gilberto ao violão. Entre eles, o jornalista e escritor Ruy Castro; o pesquisador e professor da área de música do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, Walter Garcia, autor de Bim Bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto (São Paulo: Paz e Terra, 1999); o cantor e compositor Celso Fonseca e Paulo Cesar Valdez Júnior, neto da cantora Elizeth Cardoso.

Algumas curiosidades sobre este álbum: “Canção do amor demais” não foi um sucesso quando lançado, em maio de 1958. Em parte, isso se deu pelo fato de que – além da prensagem limitada de 2 mil cópias – em matéria de promoção do produto, a política do selo Festa, de Irineu Garcia, era de “divulgação zero”. Só mais tarde, depois do lançamento do compacto “Chega de saudade” – com João Gilberto tocando violão e cantando, em julho daquele mesmo ano – e com o sucesso da Bossa Nova no Brasil e no mundo é que o álbum passou a ser cultuado, já com o status de obra precursora do gênero.

A celebração vai além da mesa de debate. Logo após o seminário, às 17h, o público será brindado no jardim da Praça XV, com um pocket show, com a cantora Beatriz Rabello e o violonista Tiago Prata interpretando clássicos de “Canção do amor demais”. O projeto tem apoio e sonorização da Miragem Records. O festejo também contará com apoio da Miragem Records, coquetel de “comes” do La Mole, que assim como a Bossa Nova, completa 60 anos em 2018, e “bebes” da cerveja artesanal carioca Trópica e da Vinícola Garibaldi.

Sobre a 16ª Semana Nacional de Museus

De 14 a 20 de maio acontece a 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesta edição, 1.130 museus de todo o país oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, seminários e exibição de filmes. O tema deste ano é “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

SERVIÇO

Seminário Canção do Amor Demais + Pocket show

Local: Museu da Imagem e do Som do RJ – Praça Luiz Souza Dantas, 01, Praça XV

Data: 17 de maio de 2018 (quinta-feira)

Horário: a partir das 14h

Entrada franca

Censura: Livre / www.mis.rj.gov.br

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: olamisrj@gmail.com

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2