MIS Blog/

MIS É SELECIONADO AO PREMIO RODRIGO MELO FRANCO DE ANDRADE

12 de julho de 2018


 

Acaba de sair o resultado da etapa estadual do Rio de Janeiro da 31ª edição do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2018, importante reconhecimento às ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, com a chancela do Iphan (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O MIS/ Museu da Imagem e do Som – equipamento da Secretaria de Estado de Cultura é o vencedor da etapa estadual e indicado a finalista na etapa nacional no segmento entidade Governamental de Administração Estadual com a ação “Depoimentos para a Posteridade.”

Em 1966, o MIS-RJ inaugurou o projeto Depoimentos para a Posteridade, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional, tais como a música, a literatura, o cinema e as artes plásticas. Atualmente conta com um acervo de mais de 1.200 depoimentos, com quatro mil horas de material, gravado em áudio e vídeo, disponíveis para consulta nas duas sedes do museu. Já passaram pelo programa figuras notáveis, como Nelson Rodrigues, Tarsila do Amaral, Fernanda Montenegro, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Nelson Motta, Ary Fontoura, Antonio Fagundes, Nicete Bruno, Zezé Motta, Neguinho da Beija-Flor, Zeca Pagodinho, Paulo César Pinheiro, Daniel Filho, Geraldo Azevedo, Dori Caymmi, Antonio Cicero, Ronaldo Bastos, Roberto Menescal, Cesar Villela, Joyce Moreno, Claudette Soares, Armando Pittigliani, Bebeto Castilho, entre outros.
Criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do Patrimônio Cultural Brasileiro, o prêmio está na sua 31ª edição e foi assim denominado em homenagem ao primeiro dirigente da instituição. Neste edital de 2018, serão selecionados oito trabalhos representativos de ações no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro e cada premiado receberá o valor de R$ 30 mil. O resultado final do concurso deverá ser divulgado até o dia 30 de agosto de 2018, no site do Iphan. A cerimônia oficial de premiação acontecerá em Belém, no mês de novembro. Será em ritmo de Carimbó, gênero musical registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, e contará com outras expressões tradicionais do Norte, como o Boi-Bumbá de Parintins. Para acompanhar: www.iphan.gov.br

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: olamisrj@gmail.com

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2