MIS Blog/ Notícias

MIS COMEMORA 50 ANOS

31 de agosto de 2015


 

Criado no âmbito dos festejos do IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro, em 1965, o Museu da Imagem e do Som – espaço da Secretaria de Estado de Cultura –  comemora seu cinquentenário, no próximo 2 de setembro (quarta-feira), às 20h, na Sala Cecilia Meireles.  O evento irá homenagear aqueles que contribuíram diretamente para o sucesso da instituição.

Figuras representativas da série “Depoimentos para a Posteridade”, servidores, dirigentes, consultores e pesquisadores serão lembrados. Na ocasião, também será lançada a Medalha Comemorativa do Cinquentenário, criada pela Casa da Moeda, com a presença do Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, e da Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental. Para finalizar os festejos em grande estilo, uma animada apresentação de samba, com a cantora Teresa Cristina e participação especial de Monarco e Nelson Sargento, reverenciando a tradição musical do Rio.

 

Sobre o MIS-RJ

O Museu da Imagem e do Som (MIS-RJ) foi inaugurado em 3 de setembro de 1965, como parte das comemorações do IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro. A instituição lançou um gênero pioneiro de museu audiovisual, que seria seguido em outras capitais e cidades brasileiras. Além de ter se qualificado como centro de documentação de música e imagem, foi também um centro cultural de vanguarda nas décadas de 1960 e 1970 do século XX, lugar de encontros e de lançamento de ideias e novos comportamentos.

Além de preservar importantes coleções que atendem aos interesses de um público pesquisador amplo e diversificado, o prédio da Praça XV, tombado em 1989, é em si mesmo uma das mais belas peças de sua coleção, constituindo um exemplar histórico raro dos pavilhões construídos para abrigar a Exposição do Centenário da Independência do Brasil, realizada em 1922. Em 1990, o prédio passou por uma grande restauração que lhe devolveu o fausto do estilo eclético original, desfigurado pelas intervenções que ao longo dos anos modificaram sua fachada. Além desse prédio da Praça XV, o MIS começou a ocupar, nesse mesmo ano, um outro edifício, localizado no bairro da Lapa. Essa sede é atualmente ocupada por setores administrativos do MIS e abriga parte do acervo disponível à pesquisa.

Registro da produção contemporânea

Além da guarda e preservação das coleções, o MIS produz seu próprio acervo por meio da coleta dos Depoimentos para Posteridade, projeto concebido em 1966 como forma de legitimar a ação do museu no meio cultural do Rio de Janeiro. Atualmente, o MIS conta com um acervo de cerca de 1.100 depoimentos com, aproximadamente, quatro mil horas de gravação abrangendo os mais diversos segmentos da cultura. O MIS não se restringe à guarda de objetos remanescentes do passado, mas está em dia com o presente e voltado para o futuro. Registra e preserva a memória, fazendo uso de tecnologias disponíveis em cada época.

 

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: olamisrj@gmail.com

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2