MATEMÁTICA, IMAGEM E SOM: UM RITMO PERFEITO

25 de abril de 2017

Coleção Guilherme Santos

Já imaginou unir matemática, imagem e som? Foi pensando nisso que o MIS – Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro aceitou o desafio do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) para participar do Festival da Matemática, que acontece de 27 a 30 de abril, em Botafogo. O evento, que é gratuito e voltado para o grande público, tem atrações para todas as idades e vem recheado de atividades lúdicas, como palestras, exposições, filmes e jogos eletrônicos. Para participar, basta se inscrever no site: www.festivaldamatematica.org.br

Abrindo os trabalhos, no dia 27, os musicólogos do MIS Alexandre Loureiro e Pedro Paulo Júnior ministram a oficina “Matemática e ritmo: tempo e compasso na música”, voltada para crianças a partir dos 12 anos e adultos. A atividade irá mostrar algumas relações da matemática com a representação gráfica da música, desde o histórico da notação musical tradicional no Ocidente, até a parte prática, em que serão experimentados jogos rítmicos usando outros tipos de notação gráfica, como figuras geométricas, hexagramas do I Ching, entre outras.

Já em “Corpo e ritmo: a matemática intuitiva”, ministrada por Pedro Dias, responsável pelo setor sonoro do MIS, será introduzido o Método Passo, em que o corpo é o ponto de partida para o desenvolvimento das noções de pulso, da formação dos tempos musicais e suas divisões. Crianças a partir de 10 anos já podem participar.

Outras oficinas se destacam ao longo do evento. Entre elas, “A matemática no processo de composição musical”, “Matemática e ritmo: tempo e compasso na música” e “A matemática na representação gráfica da música”, todas ministradas pela equipe do MIS e voltadas para o estudo do ritmo e para auxílio no desenvolvimento da percepção musical.

Acervo MIS_Coleção Augusto Malta_Avenida Atlântica
| Acervo MIS Coleção Augusto Malta Avenida Atlântica |

O MIS também estará presente no evento, através da exposição “+ Copacabana: a matemática do chão ao museu”. A mostra exibirá como a matemática pode estar presente em tudo que alcança o olhar humano, inclusive debaixo de nossos pés. Para contar essa história, o acervo iconográfico do MIS será usado, através de imagens do bairro, que retratam a relação da matemática com as ondas do famoso calçadão. Estarão presentes a inspiração portuguesa, a década de 70, o projeto paisagístico de Burle Marx até os dias atuais, com a construção da nova sede do museu, na Avenida Atlântica. Todo esse acervo expográfico faz parte das três coleções mais históricas da instituição: Augusto Malta, Guilherme Santos e Coleção MIS.

Serviço:
Evento: MIS participa do Festival da Matemática
Data: 27 a 30 de abril, das 9 às 18 horas
Local: Escola Eleva (Rua General Severiano 159, em Botafogo)
Inscrições e programação completa: www.festivaldamatematica.org.br
GRÁTIS