MIS Blog/ Depoimentos

JOYCE GANHA HOMENAGEM NO MIS

13 de março de 2018


Foto de Lizzie Bravo. Coleção Nelson Motta. Acervo MIS

 

A grande homenageada este mês dos Depoimentos para a Posteridade do MIS / Museu da Imagem do Som – equipamento da Secretaria de Estado de Cultura – será a cantora e compositora Joyce Moreno. O evento acontece na tarde do dia 28 de março (quarta-feira), às 14h, na sede da Praça XV e faz parte dos festejos em comemoração dos 60 anos da Bossa Nova.

Na bancada de entrevistadores estarão a cantora e compositora Zélia Duncan, os músicos e também compositores Alfredo Del Penho e Mário Adnet e o pesquisador Maurício Gouvêa.

Nascida e criada em Copacabana, Joyce começou a tocar violão aos 14 anos, observando seu irmão, o guitarrista e advogado Newton, 13 anos mais velho e amigo de músicos da Bossa Nova como Roberto Menescal e Eumir Deodato. Em 1964, aos 16 anos, participou pela primeira vez de uma gravação em estúdio, no disco do grupo Sambacana, com músicas de Pacífico Mascarenhas, convidada por Roberto Menescal. Na mesma época começou a compor e desde então a música virou também sua profissão. Formada em jornalismo, em 1997, Joyce publicou o livro “Fotografei Você na minha Rolleyflex”, uma coletânea de crônicas e histórias da música popular brasileira. Não demorou muito para a cantora também atuar como cronista semanal no jornal O Dia na década de 2000, unindo suas grandes paixões, música e jornalismo.

A cantora, compositora e instrumentista tem em sua bagagem uma extensa discografia e cerca de 400 gravações de músicas suas por alguns dos maiores nomes da música popular brasileira, como Elis Regina, Gal Costa, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Elizeth Cardoso e muitos outros. Fora do Brasil, também já foi gravada por um time de peso, como Annie Lennox, David Sanchez, Black Eyed Peas, Flora Purim e Gerry Mulligan.

Sua marca registrada foi, desde o início da carreira, a linguagem feminina na primeira pessoa. Joyce já recebeu quatro indicações ao Grammy Latino e acumula em sua carreira dezenas de discos, além de compilações e participações. Atualmente, seu trabalho segue com turnês mundiais e gravações em diferentes países.

SERVIÇO

Local: Museu da Imagem e do Som do RJ – Praça Luiz Souza Dantas, 01, Praça XV.

Tel: (21) 2332-9068

Data: 28 de março de 2018 (quarta-feira)

Horário: 14h

Entrada franca

Censura: Livre / www.mis.rj.gov.br

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: olamisrj@gmail.com

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2