MIS Blog/ Exposição, Humor, Museu

POR DENTRO DOS SALÕES DO HUMOR CARIOCA

10 de dezembro de 2015


Tem alguma coisa mágica que leva tanta gente legal a fazer humor nessa cidade

Gregório Duvivier

 

Quem acha que fazer museu não é contar piada vai se surpreender com a experiência interativa Salões do Humor Carioca, um dos destaques do andar Espírito Carioca, que abre o percurso expositivo da nova sede do MIS / Museu da Imagem e do Som.

Nessa experiência, o visitante encontra uma instalação com telas interativas que trazem salões virtuais, como se fossem quadros nas suas paredes, com uma seleção de nove humoristas da atualidade que apresentam a sua seleção das melhores peças de humor produzidas para jornais, revistas, TV, cinema ou internet.

E por humoristas estamos falando de gênios do humor brasileiro que nasceram aqui ou escolheram o Rio de Janeiro para trabalhar, como o mineiro Ziraldo, o paulista Chico Caruso ou o cearense Renato Aragão. Além da seleção de momentos clássicos do humor, o totem terá ainda câmeras que mostram duas imagens: a reação do humorista vendo cada peça e a reação do visitante captada por uma câmera no totem.

As gravações do conteúdo dos salões, claro, têm sido uma das coisas mais divertidas de todo o projeto. Imagine passar quatro horas com Renato Aragão contando histórias sobre os Trapalhões e vendo, ao lado dele, alguns dos melhores momentos do grupo. Ou então batendo papo com o humorista Jô Soares. Peraí, humorista ou comediante? “Pouca gente sabe, e muita gente utiliza de forma equivocada esses termos. Humorista é aquele que escreve peças de humor. Já comediante é aquele que interpreta. Tem humoristas que são também comediantes, como Chico Anysio, por exemplo. E tem comediantes que são grandes intérpretes de textos de grandes humoristas. Oscarito, por sua vez, foi um comediante brilhante”, explica Soares que apresenta o Salão do Gordo no MIS.

Um dos destaques dos Salões do Humor Carioca é trazer as produções de humor radicais representadas pelo Casseta & Planeta e pelo coletivo Porta dos Fundos para o ambiente de um museu onde, a rigor, você não espera encontrar piadas. “É legal o Museu da Imagem e do Som ter esse cuidado com o humor que, em geral, fica registrado mais no afeto das pessoas do que em livros ou em museus”, conta Gregório Duvivier, um dos líderes do Porta dos Fundos, para quem uma iniciativa como esse mergulho no humor só poderia acontecer mesmo aqui no Rio: “Tem alguma coisa mágica na composição da geografia ou do clima que faça que tanta gente legal faça humor nessa cidade. Muita coisa brota de interessante aqui. Na música, no teatro e no humor. Como é o caso do stand-up, da improvisação e da internet”.

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: olamisrj@gmail.com

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2