MIS Blog/ Museu, Obra

OS ENCANTOS DA CARMEN PARA OS OLHOS DE TODOS

11 de dezembro de 2015


A transformação dos olhos / lábios quando você se move na rua já é uma dica sobre o conteúdo do museu

Chris Andreacola

 

Tem uma mudança de hábitos acontecendo na Rua Aires Saldanha, em Copacabana. As pessoas que caminham por ali não estão mais com a cara no celular, mas sim olhando para o alto, para contemplar a nova sede do MIS.

A fachada é um mural tridimensional composto por uma série de placas (15 x 15cm) em seis tons de cinza, branco e preto que formam duas imagens da cantora e atriz Carmen Miranda: os olhos, para quem olha do lado direito do prédio, e a boca, para quem vem do lado esquerdo. É uma homenagem do prédio àquela que é um dos grandes destaques do museu.

O MIS vai dedicar a maior parte do andar Alegres Trópicos para o acervo, a discografia e uma série de experiências audiovisuais focadas na trajetória de Carmen desde o carnaval carioca até os dias de Hollywood.

“Cobrindo uma fachada cega que dificilmente teria interesse, este mural surpreende o visitante que, ao deslocar-se pela rua, anima suas imagens mutantes e vivencia desde o exterior o espírito de interatividade presente em todo o museu”, explica a arquiteta Ana Paula Pontes, do escritório Indio da Costa, responsável pelo acompanhamento local da implantação do projeto do escritório norte-americano Diller Scofidio + Renfro.

“Pensamos na tradição muralista brasileira. Dada a sua expansividade começamos a pensar sobre a estreiteza da Rua Aires de Saldanha e que, a fim de compreender qualquer imagem, esta teria de ser direcionada para quem está passando pela rua. Isso proporcionou a oportunidade de ter um mural diferente para quem vem de de cada lado e um terceiro, mais abstrato, quando se olha de frente”, diz  Chris Andreacola, arquiteto sênior da Diller Scofidio + Renfro.

Mas a coisa deu muito trabalho para ficar bacana. O sistema de fachada ventilada usa um tipo especial de  concreto polimérico 100% pré-fabricado e montado pela empresa espanhola ULMA – que acertou no alinhamento vertical e horizontal imposto pelo projeto com absoluta precisão. Quem entende de obra fica bobo de ver o corte preciso das placas em “meia esquadria” (veja detalhe nas fotos),  que permite que as placas de cor se encontrem na quina sem a visão da espessura do material.  Isso sem falar que o sistema ventilado auxilia na redução da absorção de calor da fachada, o que contribui com o conforto térmico do edifício e redução do seu consumo de energia.

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2