MIS Blog/

ENCONTRO DE DISCOTECAS DO RIO DE JANEIRO

15 de setembro de 2016


 

O Museu da Imagem e do Som (MIS) promove no dia 20 de setembro (terça-feira), às 14h, o Pequeno Encontro de Discotecas do Rio de Janeiro, evento gratuito integrante da 10ª Primavera dos Museus, a realizar-se na sede da Praça XV.

O encontro tem por objetivo reunir profissionais que trabalham com acervos de música impressa, analógica, eletrônica e digital, além de estudantes. Este evento surgiu a partir do I Encontro Internacional de Discotecas no Centro Cultural São Paulo, realizado pela Discoteca Oneyda Alvarenga em julho deste ano.

Pretende-se apresentar e debater com o público interessado alguns aspectos das coleções representativas da cidade, como o Instituto Moreira Salles, o Instituto Cravo Albin, a Funarte e o Museu da Imagem e do Som.

Rosa Maria Araujo, presidente do MIS, abrirá o evento, que terá mediação de Maria Thereza Kahl Fonseca, diretora técnica da instituição. Bia Paes Leme, coordenadora de música do Instituto Moreira Salles, falará sobre as coleções que compõem o acervo de discos da instituição, além dos procedimentos de conservação, catalogação e digitalização. Thiago Portella, coordenador técnico do acervo do Instituto Cravo Albin vai contar para o público sobre as diversas coleções do acervo sonoro da instituição, disponíveis em suportes variados, como long plays e acetatos, entre outros. Flávio Silva, da Funarte, falará sobre a Discoteca Pública do Distrito Federal e Pedro Dias, coordenador do setor sonoro do Museu da Imagem e do Som, pretende focar no acervo de discos 78 RPM produzidos entre 1902 e 1964, produtos do mercado fonográfico desse período (representando 30% do total de documentos da discoteca), além do histórico das coleções de discos presentes na instituição, sua origem, formatação e tratamento técnico documental.

Para participar do evento, as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de setembro, pelo e-mail: olamisrj@gmail.com Basta enviar o nome completo, e-mail e a instituição em que trabalha.

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural em que museus de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/Ministério da Cultura, promovem eventos em torno de um mesmo tema. A 10ª edição da ação será realizada de 19 a 25 de setembro de 2016 e terá como mote museus, memórias e economia da cultura.
Serviço

10ª Primavera dos Museus – Pequeno Encontro de Discotecas do Rio de Janeiro

Local: Sede do MIS na Praça XV – Praça Luiz Souza Dantas, nº 1 – Rio de Janeiro
Data: terça-feira, 20 de setembro de 2016
Horário: 14h GRÁTIS

Agenda

14:30 – O acervo do MIS – Maria Thereza Kahl Fonseca (diretora técnica do MIS)
15:00 – Coleções do acervo do Instituto Moreira Salles – Bia Paes Leme
15:30 – Acervo Sonoro do Instituto Cravo Albin – Tiago Portella
16:00 – Discoteca Pública do Distrito Federal – Flávio Silva – FUNARTE
16:30 – Acervo de 78 RPM no Museu da Imagem e do Som – Pedro Dias
17:30 – Fechamento

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2