MIS Blog/ Notícias

EM HOMENAGEM À DAMA DO TEATRO BRASILEIRO

06 de abril de 2015


Cacilda Becker encenou 68 peças, fez dois filmes e uma telenovela na TV Tupi, além de outras participações em teleteatros

 

Neste 6 de abril, o Museu da Imagem e do Som homenageia a primeira dama do teatro brasileiro, Cacilda Becker. Uma “atriz fenômeno”, um verdadeiro mito dos palcos, que completaria hoje 94 anos.

Em 1967, ela participou, no MIS, da série Depoimentos para a Posteridade, onde iniciou a gravação com voz firme: “Nasci em Pirassununga, estado de São Paulo, em 6 de abril de 1921. Sou filha de Radamés Yáconis e de Alzira Leonor BeckerQuando encontrei o teatro foi como se tivesse encontrado todas as artes que desejaria conhecer”.

Mas foi aos 20 anos que Cacilda se decidiu pela carreira de atriz. Foi para o Rio de Janeiro e fez sua estreia nos palcos cariocas trabalhando com Paschoal Carlos Magno. Em seu trabalho com Os Comediantes, foi responsável por uma verdadeira revolução no panorama teatral brasileiro. Cacilda fez radioteatro para se manter, mas era a atuação no palco que mais a atraía.

Em 1955, Cacilda e seu marido, o ator Walmor Chagas, fundam o Teatro Cacilda Becker, escrevendo um novo capítulo na história do teatro brasileiro. Em 30 anos de carreira, Cacilda encenou 68 peças, no Rio de Janeiro e em São Paulo, fez dois filmes (Luz dos seus olhos, em 1947, e Floradas na serra, em 1954) e uma telenovela (Ciúmes, em 1966) na TV Tupi, além de outras participações em teleteatros.

Mas o que dizer de alguém que foi homenageada por ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade? E foi uma homenagem merecida, em que o poeta, no poema Atriz, abordou cada uma de suas personagens:

A morte emendou a gramática. Morreram Cacilda Becker. Não era uma só. Era tantas. Professorinha pobre de Pirassununga, Cleópatra e Antígona, Maria Stuart, Mary Tyrone, Marta de Albee, Margarida Gauthier e Alma Winemille,  Hannah Jelkes, a solteirona, a velha senhora Clara Zahanassian, adorável Júlia, outras muitas, modernas e futuras irreveladas…”

 

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2