DORI CAYMMI – MUNDO DE DENTRO (2010)

26 de agosto de 2016

“Além de ser um grande violonista, descobridor de sons, um grande compositor de melodia, também é um cantor extraordinário”, foi assim que o parceiro Paulo César Pinheiro definiu o amigo Dori Caymmi antes da gravação dos “Depoimentos para Posteridade” com o artista realizado no MIS em junho deste ano.

Mais do que simples parceiros, Dori e Paulinho possuem uma centena de composições e na última década produziram mais do que nunca. Dori Caymmi é o compositor de sua geração mais produtivo no século XXI.

Nada mais justo que em nossa 9ª edição da Discoteca Básica Brasileira do Século XXI MIS, falarmos desse gênio de nossa música. Selecionamos “Mundo de dentro”, lançado também no exterior como “Inner World”, em 2009, com algumas faixas diferentes.

“Tudo que eu gosto tanto: linda música, poesia inspirada, amizades novas, velhos amigos, vozes raras, timbres e intenções belíssimos. Sua música cobrindo a palavra do Paulinho, encontro de pura luz”, são as palavras de Maria Bethânia no encarte do disco que ainda completa: “Que novidade tão bem-vinda essa parceria com o Chico, que saudade do Buarque assim, sabendo de cada pulsação, do ritmo de amar de uma mulher, e o melhor, tão comovido com isso”, sobre o samba-canção “Fora de hora”, parceria de Dori Caymmi com Chico Buarque, apenas gravada com a voz de Dori e Bill Cantos, ao piano.

“Mundo de dentro” recebe músicos do Brasil e Estados Unidos, país onde reside Dori há mais de 30 anos. Sizão Machado (baixo), Ben Wendel (fogote) estão lá na belíssima modinha “Quebra-mar” com participação especial de Renato Braz na voz.

O brilhante ijexá “Rio Amazonas” com Paulinho da Costa (percussão), Abraham Laboriel (baixo), Gary Meek(clarinete e clarone) abre os caminhos para uma verdadeira obra-prima deste século.

Edu Lobo é outro velho amigo e grande parceiro que surge no frevo “Chutando lata” com Paulinho da Costa (percussão), Abraham Laboriel (baixo).

O samba “Dança do tucano” com Paulinho da Costa (percussão), Abraham Laboriel (baixo), Gary Meek (flauta) é o encontro perfeito dos “batuques” de Paulo César Pinheiro com a complexidade harmônica e melódica de Dori Caymmi.

Há espaço para diversos ritmos de nossa matriz musical: samba, ijexá, samba-canção, baixão e choro, como a belíssima “Armadilhas de um romance”com Ramon Stagnaro (violão), Carlos Y. Del Rosário (efeitos de percussão).

“É o amor outra vez” é um belíssimo e delicado samba-canção em parceria com Paulo César Pinheiro com Bill Cantos (piano), Mike Shapiro (bateria), Jerry Watts (baixo), Scott Mayon (sax alto), música gravada por Maria Bethânia em “Tua”, de 2009

“Delicadeza” marca o arranjo pessoal e próximo de Dori só com voz e violão. Aliás, que maravilha é ouvir Dori na voz e violão.

“Dia de graça” é um ijexá com toda negritude de Paulinho da Costa na percussão e Abraham Laboriel, baixo. Paulinho é um dos mestres do nosso ritmo.  Músico internacional, mundial e brasileiro, como Dori é. “Dia de graça” sugere nossa união:

“Negros, brancos
Filhos de um só senhor
Juntos, cantam
Por um mundo de esplendor
De um sonhador”

“Sem poupar coração” é um legítimo samba-canção feito sob medida para sua irmã Nana Caymmi, música que deu título ao disco da cantora de 2009.

O nosso baião aparece lindamente com “Flauta, sanfona e o violão” com Bill Cantos (piano), Mike Shapiro (bateria), Jerry Watts (baixo), Paulinho da Costa (percussão).

O samba-canção retorna com “Mundo de dentro”, música que dá titulo ao trabalho, com Bill Cantos (piano), Mike Shapiro (bateria), Jerry Watts (baixo), Paulinho da Costa (percussão), e “Saudade de amar” com Bill Cantos (piano), Mike Shapiro (bateria), Jerry Watts (baixo).

Ouça essa beleza de nossa música, nosso universo mais maravilhoso. Abaixo uma lista com as canções de “Mundo de dentro” no youtube. É só clicar!