DIA NACIONAL DA CULTURA

04 de novembro de 2016

No próximo 5 de novembro, dia do nascimento de Rui Barbosa será comemorado o Dia Nacional da Cultura. Em homenagem à data, o Ministério da Cultura instituiu a Ordem do Mérito Cultural, que vem premiando personalidades nacionais e estrangeiras, que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Cultura brasileira. A edição deste ano acontece no dia 7 de novembro, às 19h, no Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia terá como tema o samba, em comemoração ao seu centenário e como homenageada principal, Dona Ivone Lara, cantora, compositora e matriarca do samba.

Ordem do Mérito Cultural é uma condecoração criada pelo Governo Federal em 1995 por meio de decreto, feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e composta por três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. Em sua 22ª edição, a escolha dos agraciados ocorre todos os anos por meio de seleção, entre nomes previamente indicados e avaliados por uma comissão técnica, constituída por gestores das secretarias do Ministério da Cultura.

Presidente do MIS é agraciada

Rosa Maria Araujo, presidente do Museu da Imagem e do Som receberá a comenda da Ordem do Mérito Cultural, ao lado de mais seis entidades e diversas personalidades.

Rosa Maria Araujo é historiadora especializada em história urbana e cultural, com doutorado na Universidade de Johns Hopkins e mestrado em Nanterre-Paris 10. Fez carreira de gestão pública no Rio de Janeiro, cidade natal de sua paixão pela música, pela literatura, pelo mar, pelo carnaval e pela memória cultural. Foi diretora executiva da Casa de Rui Barbosa e da programação cultural da Bienal do Livro. Coautora dos musicais Sassaricando e É com esse que eu vou e autora do livro, A Vocação do Prazer, dirige há 10 anos o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Torce pelo América Futebol Clube e pela Escola de Samba Império Serrano.