MIS Blog/

CRISTOVÃO BASTOS NO “DEPOIMENTOS PARA POSTERIDADE”

19 de outubro de 2016


 

O convidado de outubro da série Depoimentos para a Posteridade do MIS é o pianista, compositor e arranjador Cristovão Bastos.

O encontro acontece na tarde do dia 26 de outubro (quarta-feira), às 13h30, na sede da Praça XV. Para compor a mesa dos entrevistadores, Abel Silva (compositor e escritor), José Milton (produtor musical), Luciana Rabello (instrumentista e compositora) e Tárik de Souza (jornalista).

Cristovão da Silva Bastos Filho nasceu no dia 03 de dezembro de 1946, no bairro de Marechal Hermes, Zona Norte. Como outros grandes pianistas brasileiros, seu primeiro instrumento foi o acordeom, com 13 anos já participava de bailes com a banda de Creso Augusto. Sua estreia como pianista foi aos 17 anos.

O início de sua carreira profissional tem relação com a fase dos grandes discos de Paulinho da Viola. Já em ‘Nervos de aço”, de 1973, dá para se notar o piano de Cristovão Bastos, que também assina alguns arranjos. Fato que se repete nos trabalhos seguintes de Paulinho. No mesmo ano, em 1973, Cristovão Bastos assina aos arranjos do disco de Elton Medeiros. A função de arranjador, regente, pianista de grandes projetos, é algo comum em sua carreira, algo que também fez para Nana Caymmi, Edu Lobo, Elza Soares, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Gal Costa, entre outros.

Cristovão Bastos também foi um dos fundadores da antológica Banda Black Rio e participou do primeiro disco “Maria Fumaça”, em 1976.

Como compositor, tem  grandes parceiros como Chico Buarque — com quem fez “Todo Sentimento” —, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Luciana Rabello  e Abel Silva, os dois últimos convidados deste Depoimentos para Posteridade.

Vale lembrar que o auditório tem capacidade para 50 pessoas, por isso é bom chegar cedo para garantir o lugar. A entrada é franca. O encontro acontece na tarde do dia 26 de outubro (quarta-feira), às 13h30, na sede da Praça XV, a entrega das senhas começa meia hora antes do evento.

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: olamisrj@gmail.com

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2