MIS Blog/ Eventos, Notícias

COPACABANA, EU HEI DE AMAR: COLEÇÃO BRAGUINHA E O NOVO MIS

14 de maio de 2015


MIS-RJ participa da Semana Nacional de Museus promovendo mesa redonda e atividades nas redes sociais

 

Como parte da programação da 13ª Semana Nacional de Museus, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro será palco da mesa-redonda com o tema Copacabana eu hei de amar: Coleção Braguinha e o novo MIS, no dia 21 de maio (quinta-feira), às 14h, na sede do museu da Praça XV. O evento é gratuito e discutirá temas relacionados à história de Copacabana, tendo como ponto de partida a criatividade de Braguinha, como figura ilustre do bairro, até o surgimento da nova futura sede, em construção na Avenida Atlântica.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana, que este ano acontece de 18 a 24 de maio, tem como objetivo mobilizar todos os museus brasileiros a desenvolver atividades especiais, entre elas exposições, palestras, oficinas e seminários, em torno do tema “Museus para uma sociedade sustentável”. A futura sede do MIS busca a certificação LEED, selo de maior reconhecimento em orientação ambiental de edificações. O cuidado começou com a demolição do prédio que ocupava originalmente o terreno do MIS, onde tudo foi feito de forma sustentável e teve um índice de reciclagem e reaproveitamento de 99,8% dos materiais.

Para marcar a importância deste evento, o MIS-RJ optou por um bate-papo aberto ao público, que terá a participação do jornalista e escritor Joaquim Ferreira do Santos, que contará a história da música do bairro, tema de seu livro intitulado Copacabana; do músico e pesquisador Pedro Paulo Malta, falando sobre Braguinha no Carnaval, marchinhas e samba; do jornalista João Pimentel, trazendo as histórias do compositor na época em que atuou como diretor de gravadora, além de sua carreira no rádio e cinema; e de Maria Cecilia Braga, filha do grande Braguinha. Ela promete revelar como era o  convívio com o pai e contar sobre as famosas historinhas dos discos infantis. Na coordenação da mesa, a historiadora Rosa Maria Araujo, presidente da instituição, falará da importância da música no acervo do MIS.

As novidades não param por aí. Cada dia da semana faremos um passeio por Copacabana em nossas redes sociais. Contaremos a história do bairro, ao longo das últimas décadas, até os dias de hoje, com o surgimento do novo MIS. Para acompanhar, basta ficar de olho na hastag oficial do evento: #semanamuseus2015.

Abaixo, preparamos uma seleção musical de nosso acervo, com canções que falam da Copacabana política, mitológica e moderninha. É só apertar o play!

O que? “Copacabana eu hei de amar: Coleção Braguinha e o novo MIS”

Quando? 21 de maio de 2015 (quinta-feira)

A que horas? 14h  GRÁTIS

Onde? Auditório da sede Praça XV do MIS-RJ (Praça Luiz Souza Dantas, 1, Praça XV, RJ)

Nas redes sociais: @misrj              facebook.com/mis.rj

 

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: olamisrj@gmail.com

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2