MIS Blog/ Antiqualhas MIS

CARMEN MIRANDA… 106 ANOS DA PEQUENA NOTÁVEL !!!

10 de fevereiro de 2015


 

** Luiz Antonio de Almeida é Chefe da Sala de Pesquisas da Lapa e Pesquisador da Música Brasileira

Sempre tratei do assunto Carmen Miranda com muito amor, carinho e naturalidade… Portanto, mesmo conhecendo muito a respeito dela, jamais procurei saber coisas do tipo quantos discos gravou, de quantos filmes participou, em que ano lançou o samba tal… Deixei os números e as datas para os biógrafos, como meus saudosos amigos Abel Cardoso Jr. e Cássio Emanuel Barsante, ao também amigo Ruy Castro, ou a aficionados como Fabiano Canosa, Sérgio Lavor e Jorge Oliver…

A vida me aproximou da família da Carmen, como dos irmãos Cecília, Aurora e Oscar, da sobrinha Carminha, dos amigos Almirante (na imagem com Carmen), Synval Silva, Alcyr Pires Vermelho, Braguinha, Laurindo de Almeida (que conheci em Los Angeles), de alguns participantes do “Bando da Lua”, entre os quais o Russo do Pandeiro, e até de um namorado, Mário Cunha… Um privilégio…

Quando lançaram o filme “Banana is my business”, em 1995, da cineasta Helena Solberg, no Cine Estação Botafogo, sentou-se ao meu lado, à noite da estreia, exatamente naquela fileira de dois assentos “colada” às paredes laterais, o ator Érick Barreto, que fez o papel da Carmen nesse trabalho extraordinário. Certamente, um presente do destino…

E agora, no dia 9 de fevereiro, festejamos os 106 anos do nascimento de Carmen Miranda, ou Maria do Carmo Miranda da Cunha, que, sem dúvida, foi a maior intérprete da Música Popular Brasileira. Nascida em 1909, na aldeia portuguesa de Marco de Canaveses, Carmen chegou ao Brasil com apenas nove meses de idade.

Até hoje, contudo, tem gente vendo nisso motivo para diminuir a brasilidade da cantora. Bobagem… Ter nascido em Portugal só tornou Carmen Miranda duplamente brasileira !!!

Na sede do novo MIS, à Avenida Atlântica, será destinado um grande espaço à Carmen Miranda, onde poderemos ver seus vestidos, turbantes, sapatos, balangandans; ouvir suas músicas, ver seus filmes…

Finalmente, “A Cantora do It”, “A Pequena Notável”, “The Brazilian Bombshell” terá um lugar à altura de sua importância…

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: olamisrj@gmail.com

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2