MIS Blog/ Curiosidades Musicais, Notícias

ALMIRANTE E SUA MEGA COLEÇÃO DE PARTITURAS

12 de fevereiro de 2015


Almirante teve a façanha de reunir 43.000 partituras impressas

 

** Por Pedro Paulo Júnior

Às vésperas do badalado carnaval carioca de 2015 inauguramos o blog Curiosidades Musicais, voltado para a música e seus causos e coisas maravilhosas!

Vou começar contando um pouco da mega coleção de partituras impressas existente no MIS e criada por Henrique Foreis Domingues, o Almirante. Cantor, compositor, escritor, radialista inovador e pioneiro pesquisador de MPB, Almirante teve a façanha de reunir 43.000 partituras impressas. Todas minuciosamente organizadas pelo próprio pesquisador. Ele dividiu a coleção em dois blocos.

O chamado “bloco A” é formado por 27.000 documentos que contém partituras para violão, acordeão e piano. Boa parte das partituras para acordeão são arranjos e harmonizações de Mario Mascarenhas, grande músico e professor. O “bloco B” é excelente para músicos que querem colher algum material para executar arranjos em pequenas formações orquestrais.

Vale lembrar que nunca se tocou tanto instrumentos de sopro pelas ruas do Rio, fora e dentro do carnaval, como agora. São desde curiosos foliões ávidos, por fazer a festa nas ruas soprando um instrumento, até estudantes de música e profissionais. Sendo assim, esta parte da Coleção Almirante Partituras Impressas cai como uma luva para as formações de sopros e percussão. São arranjos populares de Pixinguinha, Guerra-Peixe, Francisco Braga, Heitor Villa-Lobos, Severino Araújo, Lyrio Panicali, Radamés e Alexandre Gnattali, Carioca, Pachequinho e muitos outros.

Outros dois pontos interessantes tornam essa coleção umas das principais do MIS. Um deles é que boa parte da história da produção editorial musical é contada através dessas partituras e suas belas capas. São inúmeras editoras, que registraram o cancioneiro brasileiro do início do século passado, até às décadas de 60 e 70. O outro é o valor documental singular devido a grande quantidade de dedicatórias escritas por compositores, intérpretes e arranjadores. Um bom exemplo é a ilustração desse post, que tem a a dedicatória de Lamartine Babo para Almirante, colocada na capa da partitura Os Rouxinóis : “Para o super-arquivo de Almirante com o abraço do velho amigo e colega Lamartine 13-3-58”.

Voltarei com outras curiosidades sobre o acervo do MIS! Até a próxima!

** Pedro Paulo Júnior é músico, pesquisador da música brasileira e responsável pelo setor de partituras na Praça XV

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2