MIS Blog/ Museu

A primeira claquete

15 de outubro de 2013


 

No dia 14 de outubro, foi batida a primeira claquete da produção do conteúdo audiovisual que será exibido na sede de Copacabana. O marco aconteceu durante a gravação do programa piloto da experiência dedicada ao humor, chamada de Salões do Humor Carioca, que levará ao público uma variedade de pérolas dos nossos craques.

Grande símbolo da produção audiovisual, a claquete surgiu por volta de 1920 como forma de informar visualmente o que estava sendo filmado, além de sincronizar a imagem e o som a partir da batida da claquete. Silêncio no estúdio! Luz, câmera, ação!

Com direção do co-curador do MIS / Museu da Imagem e do Som, André Weller, o apresentador – e também pesquisador de conteúdo do MIS – Ricky Goodwin mostrou todo o seu conhecimento durante a gravação do programa piloto, contando a história de Angelo Agostini, um artista gráfico ítalo-brasileiro que, a partir de 1864, publicou seus desenhos em periódicos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Seu famoso personagem Nhô-Quim, de 1867, retratava de forma cômica e crítica os hábitos da corte, a partir das histórias do homem do interior que viaja para a capital do Império. Comentarista da vida na corte, Agostini, além de ser considerado o precursor das histórias em quadrinhos, também entrou para o rol de quadrinistas politizados. Intensamente envolvido com o movimento abolicionista, Agostini garantiu a antipatia do então imperador Dom Pedro II.

Não é de hoje que o humor é um caminho para a crítica social; no MIS, você conhecerá outros exemplos como o de Agostini. Essa gravação foi apenas o primeiro passo!

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2