MIS Blog/ Música, Notícias

100 ANOS DE LUPICÍNIO RODRIGUES

16 de setembro de 2014


Inventor da dor de cotovelo foi um dos pioneiros do samba-canção, na década de 40

 

Neste 16 de setembro de 2014, Lupicínio Rodrigues completaria 100 anos. Um dos pioneiros do samba-canção na década de 40, o gaúcho, autor de clássicos como “Esses moços”,  “Loucura”, “Nunca”, “Ela disse-me assim”, “Felicidade”, “Vingança”, “Volta”, “Se acaso você chegasse”,  já embalou muitos romances, e, principalmente, a dor de cotovelo de gerações de brasileiros.

Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que Lupicínio foi um mestre neste ofício. Não é a toa que praticamente todos os grandes nomes da MPB pós-bossa nova também gravaram Lupicínio. Entre eles, Paulinho da Viola (“Nervos de aço”), Maria Bethânia (“Foi assim”, “Loucura”), Gilberto Gil (“Esses moços”), Gal Costa (“Volta”, “Loucura”), Elis Regina (“Cadeira vazia”), Caetano Veloso (“Felicidade”), entre muitos outros.

Em 21 de fevereiro de 1968, Lupicínio Rodrigues participou, no MIS, do projeto Depoimentos para a Posteridade, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional, tais como a música, a literatura, o cinema e as artes plásticas. Atualmente, o Museu da Imagem e do Som conta com um acervo de mais de 1.100 depoimentos, com mais de quatro mil horas de material gravado em áudio e vídeo.

Você sabia que….

…nascido em Porto Alegre, o cantor e compositor era conhecido como o inventor da dor decotovelo,é o autor do hino do Grêmio e tinha conhecida vida na boemia? Mas ele tinha um lado caseiro muito grande: só era boêmio de segunda a sexta, pois no fim de semana gostava de reunir a família e cozinhar para os amigos.

…na década de 1960, ele foi quase ao ostracismo, sofreu muito com a invasão da jovem guarda, do rock, da tropicália e da bossa nova? O gênero em que ele compunha ficou em segundo plano, principalmente em Porto Alegre. Ele foi voltar só depois, nos anos 70.

…Lupi, como era carinhosamente chamado por todos, gravou o primeiro samba com 14 anos? Não só gravou, como já ganhou prêmio. A música se chamava “Carnaval”.

 

 

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2018 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2