A ideia de criação do Museu da Imagem e do Som surgiu com Carlos Lacerda, primeiro governador do antigo estado da Guanabara, como parte de sua estratégia política. A capital federal estava sendo transferida do Rio de Janeiro para Brasília, uma das preocupações do Lacerda era reafirmar a relevância cultural do Rio de Janeiro, para isso estimulou e promoveu esse seu potencial, visando projetar a Guanabara como uma vitrine cultural para o país.
É neste contexto que o Museu da Imagem e do Som foi inaugurado em 3 de setembro de 1965, como parte das comemorações do IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro. A instituição lançou um gênero pioneiro de museu audiovisual, que seria seguido em outras capitais e cidades. Foi também um centro cultural de vanguarda por promover encontros e lançamentos de ideias e novos comportamentos.
O Museu da Imagem e do Som tem como missão celebrar e conservar a cultura brasileira em todos os seus matizes desde sua criação, em 1965. Tanta história permitiu que o MIS fosse o Museu escolhido para ganhar uma nova sede que pudesse divulgar não só a memória nacional, mas a alma carioca. Enquanto isto, a equipe do MIS permanece exercendo suas atividades e disponibiliza uma vasta programação cultural para o Rio de Janeiro em sua duas sedes, na Praça XV e na Lapa, além de está aberto para eventos e oficinas.
O MIS continua desempenhando um grande trabalho voltado a proteger, preservar, guardar e conservar acervos de valor histórico e sociocultural. Com importantes coleções como as de Henrique Foreis, o Almirante, Augusto Malta, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim, Nara Leão, sendo, portanto, um lugar cheio de sons, memórias e afetos.
O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro possui o maior acervo audiovisual do Estado, com mais de 300 mil itens. Nas duas sedes estão divididas as diferentes tipologias. Na Lapa estão as partituras, o setor sonoro, o textual e o tridimensional, já na Praça XV estão o audiovisual e o iconográfico. Ambos os prédios possuem sala de pesquisa e também recebem diversos eventos da nossa programação cultural.
O Museu da Imagem e do Som – MIS-RJ tem como missão celebrar e conservar a cultura brasileira em todas as suas matizes, ou seja, registra e preserva a memória audiovisual da cultura brasileira, em especial do Rio de Janeiro, desenvolvendo-se como centro cultural ativo, registrando, exibindo e promovendo expressões artísticas contemporâneas.
O Museu da Imagem e do Som – MIS tem por Visão ser o mais importante centro museológico do registro audiovisual da cultura brasileira, em especial do Rio de Janeiro, constituindo-se como centro de excelência para estudo, pesquisa e difusão.
presidencia@mis.rj.gov.br
clarapaulino.cultura@gmail.com
diretoriatecnica@mis.rj.gov.br
diretoriatecnica.mis.rj@gmail.com
gerenciadeacervo@mis.rj.gov.br
gerenciadeacervomisrj@gmail.com
saladepesquisamisrj@gmail.com
gerenciadeprogramacao@mis.rj.gov.br
geproartmisrj@gmail.com
biblioteca@mis.rj.gov.br
textual@mis.rj.gov.br
elianeantunesmisrj@gmail.com
iconografia@mis.rj.gov.br
daianemisrj@gmail.com
audiovisual@mis.rj.gov.br
pedropaulomisrj@gmail.com
discoteca@mis.rj.gov.br
pedrodiasmisrj@gmail.com
partituras@mis.rj.gov.br
alexltriz@gmail.com
comunicacao@mis.rj.gov.br
comunicacaomisrj@gmail.com
educativo@mis.rj.gov.br
alinesoaresmisrj@gmail.com
oficinarte@mis.rj.gov.br
gerad@mis.rj.gov.br
rh@mis.rj.gov.br
protocolo@mis.rj.gov.br
disegpxv@mis.rj.gov.br
diseglapa@mis.rj.gov.br
informatica@mis.rj.gov.br
bdconteudo@mis.rj.gov.br
bancodedadosmisrj@gmail.com
pesquisapxv@mis.rj.gov.br
rodrigomisrj@gmail.com