O acervo do MIS é formado por 33 coleções particulares de importantes personalidades da cultura brasileira. Possui cerca de 310 mil que reúnem documentos nos mais variados suportes: fotografias em papel, negativos em vidro, negativos estereoscópicos, cartazes, gravuras, discos, filmes, fitas de vídeo e de áudio (em diversos formatos), documentos textuais, partituras e objetos tridimensionais (instrumentos musicais, indumentária, medalhas, troféus, etc.). Este acervo constitui uma significativa parcela da memória carioca e foi doado ou adquirido de personalidades relacionadas aos diversos setores da cultura, de uma maneira geral, e, em particular, à música popular brasileira.
O acervo do MIS está organizado em sete setores, separado por tipologia: sonoro, textual, audiovisual, iconográfico, partitura, tridimensional e bibliográfico. O tratamento dado ao acervo é museológico.
A guarda do acervo está dividida em duas sedes localizadas no Centro da cidade do Rio de Janeiro, uma, na Lapa, outra, na Praça XV.
Na sede Lapa encontram-se o acervo Tridimensional, Sonoro, Textual, Partitura e Bibliográfico.
Compreende os objetos com três dimensões – comprimento, largura e
altura. Este acervo é constituído de diversos objetos, como troféus, medalhas, instrumentos musicais, dentre outros. O setor totaliza 920 itens.
São os objetos que emitem som, sejam analógicos ou digitais, tais como fita cassete e rolo; disco de acetato sobre alumínio, acetato sobre papel, cera e vinil; CD, dentre outros. O setor sonoro possui 52.698 itens.
Compreende os documentos manuscritos, datilografados e impressos, como scripts e roteiros de programas, correspondências, documentos contábeis, documentos pessoais, convites, textos legais (contratos empresa, gravadoras etc.); produção intelectual : textos, entrevistas; recortes de jornais, dentre outros. O setor tem 37.346 itens.
São notações musicais manuscritas e impressas. O setor possui capa de partitura e partitura que somam cerca de 84.000 itens, 35.500 partituras manuscritas e 48.600 impressas. Por ser um acervo muito específico, optou-se por criar este setor.
São diversos títulos que somam 7.711 itens entre Revistas, Folhetos, Livros, Periódicos, Referências, dentre outros.
Na sede Praça XV, encontram-se o acervo Iconográfico e Audiovisual.
São documentos bidimensionais, tais como fotografias em papel e estereoscópicas em vidro, negativos em vidro, diapositivos, cartazes, desenhos, serigrafias e gravuras, dentre outros. O setor tem 100.885 itens.
São objetos que transmitem mensagem por meio de som e imagem (fixa ou em movimento), sincronizadamente. Os objetos se apresentam em diversos formatos, como arquivo digital (DVD/HD), fita de vídeo (BETACAM/DVCAM/MINI-DV/U-MATIC/VHS/S-VHS), película cinematográficas em 16 e 35 mm, dentre outros. O setor possui cerca de 2.169 itens.