Sobre o Acervo


O acervo do MIS é formado por 33 coleções particulares de importantes personalidades da cultura brasileira. Possui cerca de 310 mil que reúnem documentos nos mais variados suportes: fotografias em papel, negativos em vidro, negativos estereoscópicos, cartazes, gravuras, discos, filmes, fitas de vídeo e de áudio (em diversos formatos), documentos textuais, partituras e objetos tridimensionais (instrumentos musicais, indumentária, medalhas, troféus, etc.). Este acervo constitui uma significativa parcela da memória carioca e foi doado ou adquirido de personalidades relacionadas aos diversos setores da cultura, de uma maneira geral, e, em particular, à música popular brasileira.

O acervo do MIS está organizado em sete setores, separado por tipologia: sonoro, textual, audiovisual, iconográfico, partitura, tridimensional e bibliográfico. O tratamento dado ao acervo é museológico.

A guarda do acervo está dividida em duas sedes localizadas no Centro da cidade do Rio de Janeiro, uma, na Lapa, outra, na Praça XV.

Sede Lapa

Na sede Lapa encontram-se o acervo Tridimensional, Sonoro, Textual, Partitura e Bibliográfico.

Acervo Tridimensional

Compreende os objetos com três dimensões – comprimento, largura e
altura. Este acervo é constituído de diversos objetos, como troféus, medalhas, instrumentos musicais, dentre outros. O setor totaliza 920 itens.

Microfone (Coleção MIS).
Utilizado em programas de estúdio, provavelmente das décadas de 1940 a 1950.

Acervo Sonoro

São os objetos que emitem som, sejam analógicos ou digitais, tais como fita cassete e rolo; disco de acetato sobre alumínio, acetato sobre papel, cera e vinil; CD, dentre outros. O setor sonoro possui 52.698 itens.

Disco
Fita

Acervo Textual

Compreende os documentos manuscritos, datilografados e impressos, como scripts e roteiros de programas, correspondências, documentos contábeis, documentos pessoais, convites, textos legais (contratos empresa, gravadoras etc.); produção intelectual : textos, entrevistas; recortes de jornais, dentre outros. O setor tem 37.346 itens.

Coleção Jacob do Bandolim

Partitura

São notações musicais manuscritas e impressas. O setor possui capa de partitura e partitura que somam cerca de 84.000 itens,  35.500 partituras manuscritas e  48.600 impressas. Por ser um acervo muito específico, optou-se por criar este setor.

Partitura de “Serenata do Adeus”, de Vinícius de Moraes com arranjo de Tom Jobim

Acervo Bibliográfico

São diversos títulos que somam 7.711 itens entre Revistas, Folhetos, Livros, Periódicos, Referências, dentre outros.

Sede Praça XV

Na sede Praça XV, encontram-se o acervo Iconográfico e Audiovisual.

Acervo Iconográfico

São documentos bidimensionais, tais como fotografias em papel e estereoscópicas em vidro, negativos em vidro, diapositivos, cartazes, desenhos, serigrafias e gravuras, dentre outros. O setor tem 100.885 itens.

Coleção Guilherme Santos

Acervo Audiovisual

São objetos que transmitem mensagem por meio de som e imagem (fixa ou em movimento), sincronizadamente. Os objetos se apresentam em diversos formatos, como  arquivo digital (DVD/HD), fita de vídeo (BETACAM/DVCAM/MINI-DV/U-MATIC/VHS/S-VHS), película cinematográficas em 16 e 35 mm, dentre outros. O setor possui cerca de 2.169 itens.

Fitas VHS