MIS/ Acervo

Coleção Waldir Azevedo


 

Waldir Azevedo nasceu em 27 de janeiro de 1923, no Rio de Janeiro. Apresentou-se em público pela primeira vez com 10 anos, como flautista, tocando “Trem blindado”, de João de Barro.

Adolescente, conheceu um grupo de músicos e, por influência de seus membros, acabou por trocar a flauta pelo bandolim. Pouco tempo depois trocou o bandolim pelo cavaquinho, instrumento que abandonou quando o violão elétrico ganhou projeção no Brasil. Em 1945, ingressa no grupo de Dilermando Reis e participa por dois anos de um programa da Rádio Clube do Brasil.

Compositor de grandes sucessos, tais como “Brasileirinho”, “Pedacinhos do céu”, “Delicado”, “Chiquita” e “Vê se gostas”, teve várias de suas composições gravadas no exterior, como nos Estados Unidos, na Alemanha e no Japão. Atuou com grande sucesso até o início da década de 1960, quando um drama familiar – a morte de uma filha, em 1964 – o afasta temporariamente da cena artística. Em 1973, muda-se para Brasília, para acompanhar filha e genro, transferidos paar a capital. Entretém-se com os netos e com a criação de periquitos, mas não consegue manter-se anônimo, como era sua intenção. Músicos e admiradores o assediavam para aretomada da carreira artística. Retornou aos palcos e criou com parceiros o Clube do Choro de Brasília.

Um acidente doméstico ameaçou a continuidade de sua carreira de intérprete, mas com perseverança conseguiu total recuperação. Atuou nos palcos até poucos dias antes de falecer, em São Paulo, em 1980. Em 1983, sai o LP póstumo Luz e sombra, organizado por admiradores e seguidores.

A coleção Waldir Azevedo é constituída por documentos textuais e bibliográficos; fotografias; partituras; discos e fitas com gravações de programas de televisão; além de objetos tridimensionais, entre os quais se destaca um cavaquinho que lhe pertenceu.

 

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2017 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2