MIS/ Acervo

Coleção Nelson Motta


 

Jornalista, compositor, produtor musical e autor de peças teatrais, Nelson Candido Motta Filho nasceu em São Paulo em 29 de outubro de 1944, mas estudou no Rio de Janeiro, para onde se mudou com sua família aos seis anos de idade.

Grande conhecedor da música popular brasileira, ainda jovem passou a frequentar os meios musicais, tornando-se amigo de compositores e de intérpretes da bossa nova. Sempre se dedicando à música, trabalhou no Jornal do Brasil, Última Hora e O Globo, onde mantém até hoje coluna semanal, e também na Rede Globo de Televisão.

Grande incentivador do rock no Brasil, Nelson Motta produziu o festival Hollywood Rock, no Rio de Janeiro. Foi também responsável pela produção de discos e direção de shows de Gal Costa, Elba Ramalho, Djavan, Sandra de Sá e Leila Pinheiro, na década de 1980. Ainda nos anos de 1980, atuou como roteirista e apresentador, com Eugénia Melo e Castro, da série de televisão “Atlantico”, na emissora RTP, em Portugal.

Como escritor publicou diversos livros, entre eles o romance policial O canto da sereia – um noir baiano e a bem-sucedida biografia Vale Tudo – O som e a fúria de Tim Maia, que em 2011 foi a base para o espetáculo Tim Maia – O Musical.

A coleção Nelson Motta é constituída, basicamente, por fotografias de artistas e personalidades de destaque no mundo do cinema nacional e internacional, do teatro, da televisão e da música popular brasileira.

 

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2017 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2