MIS/ Acervo

Coleção Luis Carlos Saroldi


 

Radialista, escritor e poeta, Luis Carlos Saroldi nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de setembro de 1931. Ainda na infância, passou a se interessar por literatura e rádio. Depois, foi a vez de as artes cênicas entrarem em sua vida por meio do teatro de revista e dos circos, que também encenavam peças em seus picadeiros. No rádio, programas de auditório comandados por Almirante e César de Alencar, entre outros, tornaram-se referências na vida de Saroldi.

O gosto pelo repertório estrangeiro surgiu, principalmente, a partir da programação diversificada apresentada por emissoras como Mayrink Veiga, Nacional e Tupi, com suas atrações internacionais. Em meados da década de 1950, tem sua primeira experiência como locutor, na Rádio Jornal do Brasil. Convidado a trabalhar na antiga Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ), como professor de teatro, chegou a montar um espetáculo de poesia que se chamou Ciranda.

Em 1967, ganha o prêmio do SNT, Serviço Nacional de Teatro, com Suave é a bomba, espetáculo com esquetes focalizando as dificuldades de viver sob o regime militar. Trabalhou, ainda, na TV Rio. A partir de 1973, na Radio Jornal do Brasil passa a produzir e apresentar os programas Noturno e Especial, até meados da década de 1980. Depois vieram Música também é notícia, Primeiro plano, As dez mais da sua vida e Arte Final Variedades, que estreou em 1986. Decide deixar a Rádio JB após um processo de reestruturação. Ganha bolsa da Fundação Vitae para pesquisar sobre o maxixe e vai trabalhar na Rádio MEC, onde continua a produzir e apresentar o programa As dez mais da sua vida, cuja última edição foi ao ar em 1998. Em 1984, tem publicado um livro sobre a história da Rádio Nacional (reeditado em 1988). Em 1993, assume a chefia de programação da Rádio Nacional. Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ, onde foi professor, manteve seu interesse pela dramaturgia e pelas pesquisas sobre rádio, até falecer, no Rio de Janeiro, em 16 de novembro de 2010.

A coleção Luis Carlos Saroldi é constituída por fotografias, discos e documentos textuais.

 

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2017 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2