MIS/ Acervo

Coleção Herivelto Martins


 

O cantor e compositor Herivelto Martins nasceu no antigo Distrito de Rodeio, atual município de Engenheiro Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Seu pai era apaixonado por teatro, e com apenas três anos Herivelto já se apresentava nos espetáculos promovidos por ele. Ainda criança aprendeu música e fez suas primeiras composições aos nove anos. Aos 18 anos resolveu partir para o Rio de Janeiro, para tentar uma carreira artística.

Nas inúmeras ocupações que teve, conheceu sambistas que o levaram à gravadora RCA Victor, onde se tornou diretor de coro. Num momento em que o samba ainda não havia descido o morro e chegado à cidade, Herivelto foi um importante elemento de ligação, compondo vários clássicos do gênero, eternizados nas vozes de inúmeros intérpretes, como Francisco Alves, Aracy de Almeida, Sílvio Caldas, Aurora Miranda, Carmen Miranda, Nelson Gonçalves e muitos outros.

Em 1937 formou com Nilo Chagas e Dalva de Oliveira o Trio de ouro. Sua união com Dalva foi oficializada em 1939 e durou até 1947, quando a separação tumultuada do casal determinou o fim do grupo vocal.

A coleção Herivelto Martins é composta de centenas de discos, fitas K-7, fitas rolo, partituras, fotografias, periódicos e documentos textuais, ainda não disponíveis para consulta, pois aguardam tratamento técnico.

 

PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2017 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2