MIS/ Acervo

 

O acervo do MIS/ Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro é constituído de 30 coleções que reúnem, até o momento, 304.845 documentos, nos mais variados suportes. São 93 mil fotografias, incluindo 1700 negativos em vidro e 26 mil estereoscópicas, de grande valor histórico, algumas raras; uma discoteca de quase 60 mil discos entre, LPs, compactos e 78 RPM, das diversas coleções, incluindo cerca de 18 mil discos da Rádio Nacional, reunindo músicas, novelas e scripts de programas que marcaram época. A maioria das coleções chegou ao MIS por meio de doação, e algumas foram adquiridas no momento de sua fundação. No momento, está sendo implantada uma nova Política de Acervos no museu.

Integram o acervo do MIS, entre outras, a coleção do radialista Almirante; dos músicos Abel Ferreira e Jacob do Bandolim; dos pesquisadores de música Sérgio Cabral e Herminio Bello de Carvalho; e de vários intérpretes da música brasileira, como as irmãs Linda e Dircinha Batista, Nara Leão, Elizeth Cardoso, Zezé Gonzaga e, recentemente, de Paulo Tapajós, além do já mencionado acervo da Rádio Nacional, do qual se destacam partituras, scripts e discos dos principais programas da emissora.

O MIS produz, desde 1966, sua própria coleção: Depoimentos para Posteridade, constituída a partir da gravação, em áudio e vídeo, de depoimentos prestados por personalidades vinculadas aos diversos setores da cultura. São 1.100 depoimentos, incluindo os projetos especiais, que perfazem aproximadamente quatro mil horas de gravação, disponíveis para consulta nas duas sedes do museu (disponibilizamos o download da lista completa de depoimentos ano a ano ou a lista por ordem alfabética).

Além do acervo documental, o MIS possui uma reserva técnica, onde estão guardados os objetos tridimensionais das diferentes coleções,  e um Biblioteca com cerca de 9 mil títulos entre livros, catálogos, revistas e teses.  Na reserva técnica encontramos preciosidades como o saxofone de Abel Ferreira, o piano de Ernesto Nazaré, indumentárias de Elizeth Cardoso, o bandolim do Jacob, entre outros. Apesar da organização do acervo por tipo documental, a lógica interna dessas coleções foi preservada e pode ser recuperada na busca ao banco de dados, possibilitando ao pesquisador perceber a unicidade e a organicidade desses conjuntos documentais.


 

Coleção Abel Ferreira

Compositor e instrumentista de sax e clarineta, Abel Ferreira é autor de choros que se tornaram clássicos do repertório popular brasileiro, como “Acariciando” e “Doce melodia”. Nascido em 13 de fevereiro de 1915, em Coromandel, Minas Gerais, Abel desenvolveu sua carreira entre Minas e São Paulo, onde estreou seu primeiro disco, em 1942, interpretando no clarinete o choro “Chorando baixinho”, que se tornou seu grande sucesso. Em 1943, transfere-se para o…

 

 

Coleção Almirante

Henrique Foréis Domingues, radialista, compositor, cantor e pesquisador, nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de fevereiro de 1908. Seu apelido, Almirante, teve origem no período em que serviu na Marinha (1926-27), quando teve oportunidade de desfilar ao lado do comandante da Reserva Naval, em traje de gala, sendo confundido com um almirante. Ao lado de Noel Rosa e Braguinha, iniciou sua carreira artística em…

 
almirante

 

Coleção Augusto Malta

Augusto César Malta de Campos nasceu em Mata Grande, Alagoas, no dia 14 de maio de 1864. Aos 24 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Foi empregado no comércio, como auxiliar de escrita, depois desempenhou a função de guarda-livros, trabalhou ainda em loja de secos e molhados e, por fim, passou a oferecer tecidos com uma bicicleta pelas ruas da cidade. Foi quando, em 1903,…

 
Quo iliquat urest, et volorem aut fuga. Ut dolupta eperchilicto blatiis.

 

Coleção Braguinha

Carlos Alberto Ferreira Braga, nascido no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1907, teve o interesse e a vocação pela música despertados logo cedo. Aos 16 anos, compôs sua primeira obra (letra e música), de nome “Vestidinho encarnado”. Com amigos de colégio, em meados de 1928, formou o grupo Flor do Tempo. Formado basicamente por Braguinha, Henrique Brito, Alvinho, Noel Rosa e Almirante, apresentava-se…

 
Braguinha na praia de Copacabana. Coleção Braguinha. Acervo MIS

 

Coleção Discoteca do Distrito Federal

A Discoteca Pública do Distrito Federal foi fundada em 1941 com a finalidade de propiciar cultura musical ao povo carioca. As gravações nela depositadas eram também utilizadas pela Rádio Educadora do Município, PRD-5, fundada em 1935, que se transformaria na Rádio Roquete Pinto. A DPDF teve um efeito multiplicador, estimulando a organização de serviços análogos em instituições como a Associação dos Servidores Civis do Brasil, o…

 
em baixa OKOK

 

Coleção Dorival Caymmi

Compositor, cantor e pintor nascido em Salvador, Bahia, em 30 de abril de 1914. Aos 16 anos, em 1930, interrompe seus estudos, passando a trabalhar como auxiliar no jornal O Imparcial, mesmo ano em que escreve sua primeira canção, “No sertão”. Aos 20 anos, começa a se apresentar como cantor e violonista na Rádio Clube da Bahia. Em 1936, vence concurso de músicas de carnaval…

 
Dorival Caymmi. 1944

 

Coleção Elizeth Cardoso

Elizeth Moreira Cardoso nasceu em 16 de julho de 1920, no Rio de Janeiro. Desde criança gostava de cantar, participando com a sua família da vida musical da cidade. Aos 16 anos, apresentou-se no Programa suburbano, da Rádio Guanabara, e trabalhou em seguida em outras emissoras de rádio. Em 1939, formou dupla com Grande Otelo no quadro “Boneca de piche”. Trabalhou em circo, participou de…

 

 

Coleção Guilherme Santos

Guilherme Antônio dos Santos nasceu em 1871, no Rio de Janeiro. Fotógrafo amador apaixonado pela fotografia tridimensional, Guilherme Santos adotou em seu trabalho a técnica da estereoscopia, registrando minuciosamente os hábitos do carioca, a paisagem e o cotidiano da cidade. A estereoscopia é uma forma de fotografia tridimensional que se tornou muito popular mundialmente ao longo da segunda metade do século XIX e início do…

 
guilherme santos

 

Coleção Hermínio Bello de Carvalho

Hermínio Bello de Carvalho é compositor, produtor musical, escritor e poeta, além de ter sido responsável pela criação de projetos culturais e programas paradidáticos. Começou sua carreira profissional em 1951, como repórter e colunista de discos da revista Rádio-entrevista, atuando, mais tarde, como colaborador nas revistas O Cruzeiro (Internacional), Leitura e Revista da Música Popular, de Lúcio Rangel. Em 1958, começou a trabalhar também em…

 

 

Coleção Herivelto Martins

O cantor e compositor Herivelto Martins nasceu no antigo Distrito de Rodeio, atual município de Engenheiro Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Seu pai era apaixonado por teatro, e com apenas três anos Herivelto já se apresentava nos espetáculos promovidos por ele. Ainda criança aprendeu música e fez suas primeiras composições aos nove anos. Aos 18 anos resolveu partir para o Rio de Janeiro,…

 
Herivelto Martins. Reprodução Acervo MIS

 

Coleção Irmãs Batista

Florinda Grandino de Oliveira (Linda Batista) e Dirce Grandino de Oliveira (Dircinha Batista) nasceram, respectivamente, em 14 de junho de 1919 e 5 de maio de 1922, em São Paulo, filhas do cantor, comediante, compositor e ventríloquo João Batista de Oliveira (Batista Júnior), de quem adotaram o sobrenome. Ainda crianças, mudaram-se para o Rio de Janeiro. As irmãs cantoras Linda e Dircinha Batista conheceram a glória…

 

 

Coleção Jacob do Bandolim

Jacob Pick Bittencourt, conhecido como Jacob do Bandolim, nasceu em 14 de fevereiro de 1918, no Rio de Janeiro. Ganhou seu primeiro bandolim na adolescência e, apesar de ter tocado em diversos conjuntos instrumentais desde cedo, nunca se profissionalizou totalmente, tendo sempre outros empregos não relacionados à música. Tocou nas mais importantes emissoras de rádio da época, entre elas a Mayrink Veiga, Cajuti, Fluminense e Rádio…

 

 

Coleção Jairo Severiano

Pesquisador, escritor e produtor musical, Jairo Severiano viveu a infância e a adolescência em Fortaleza, cidade onde nasceu, em 20 de janeiro de 1927, e em Recife. Em 1950, muda-se para o Rio de Janeiro dando inicio à carreira de funcionário público no Banco do Brasil, onde se aposentaria. Em 1968, principiou importante levantamento da discografia brasileira em 78 rotações por minuto. Na década seguinte,…

 
Uma História da Música Popular Brasileira. Jairo Severiano

 

Coleção João Araújo

João Araújo nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1935. Foi empresário e produtor musical brasileiro. Começou na música aos 14 anos, após ser convidado por um cunhado para trabalhar na Copacabana Discos, como auxiliar de imprensa. Em seguida, foi para a Odeon (hoje EMI) e depois para a Philips (hoje Universal), tornando-se diretor artístico. Lá montou um elenco histórico, contratando artistas como Gal Costa, Caetano Veloso e Jorge Ben Jor, na época ainda conhecido como Jorge…

 
Coleção João Araújo. Acervo MIS

 

Coleção Jorge Murad

Jorge Murad nasceu em 13 de abril de 1910, no Rio de Janeiro. Radialista, humorista consagrado, trovador, autor de livros e de peças teatrais, além de produtor de televisão e compositor de sambas e marchinhas, iniciou sua carreira em 1929, apresentando-se no Programa Casé. Animador de programas na Rádio Clube e na Rádio Phillips, recebeu o apelido de O Sultão da Alegria, por seu repertório de anedotas,…

 
jorge murad

 

Coleção Jurandyr Noronha

Jurandyr Passos Noronha nasceu em 1916, em Juiz de Fora. Cinegrafista, montador, redator, roteirista e diretor de filmes, Jurandyr Noronha trabalhou no Instituto Nacional de Cinema, na Embrafilme e em diversas produtoras independentes. Autor dos livros No tempo da manivela, Pioneiros do cinema brasileiro e A longa luta do cinema brasileiro, também produziu curtas e médias-metragens, além dos longas Panorama do cinema brasileiro, Cômicos e mais cômicos e 70 anos de…

 
jurandyr noronha

 

Coleção Lúcio Rangel

Crítico, jornalista e pesquisador musical, Lúcio do Nascimento Rangel nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de maio de 1914. Foi responsável pela criação da Revista da Música Popular, que mesmo tendo curta duração (1954-1956), marcou época como espaço de discussão de temas relacionados à MPB e contou com a participação de grandes nomes da literatura e da pesquisa musical, como Manuel Bandeira, Sérgio Porto,…

 

 

Coleção Luis Carlos Saroldi

Radialista, escritor e poeta, Luis Carlos Saroldi nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de setembro de 1931. Ainda na infância, passou a se interessar por literatura e rádio. Depois, foi a vez de as artes cênicas entrarem em sua vida por meio do teatro de revista e dos circos, que também encenavam peças em seus picadeiros. No rádio, programas de auditório comandados por Almirante…

 
Luis Carlos Saroldi

 

Coleção Maurício Quadrio

Maurício Quadrio nasceu em 7 de setembro de 1920, em Roma, Itália. Radialista, crítico musical, produtor de discos e documentarista, começou a colecionar gravações em fitas de áudio quando chegou ao Brasil, em 1950, vindo da Itália. Foi um dos idealizadores e primeiro diretor do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de janeiro de 2003. A…

 
MIS_0091

 

Coleção MIS

Essa coleção é aberta e se formou com doações individuais. Nela constam objetos tridimensionais (piano do Ernesto Nazaré, violão do Raphael Rabelo), discos, fitas de vídeo, livros, iconografia, fotografias etc. Ainda, na Coleção MIS, está a indumentária de Dalva de Oliveira (1917 -1972), que com o marido Herivelto Martins e Nilo Chagas, integrou o famoso Trio de Ouro, gravando, entre outros, os sambas "Praça Onze"…

 

 

Coleção Nara Leão

Nara Lofego Leão nasceu no dia 19 de janeiro de 1942, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Sua família mudou-se para o Rio de Janeiro quando ela tinha um ano de idade. Aluna de violão dos professores Solon Ayala e Patrício Teixeira, Nara iniciou sua carreira artística no início dos anos 1960, ao lado de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra, na comédia Pobre menina rica.…

 

 

Coleção Nelson Motta

Jornalista, compositor, produtor musical e autor de peças teatrais, Nelson Candido Motta Filho nasceu em São Paulo em 29 de outubro de 1944, mas estudou no Rio de Janeiro, para onde se mudou com sua família aos seis anos de idade. Grande conhecedor da música popular brasileira, ainda jovem passou a frequentar os meios musicais, tornando-se amigo de compositores e de intérpretes da bossa nova. Sempre…

 

 

Coleção Odete Amaral

A cantora Odete Amaral nasceu em 28 de abril de 1917, na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Casada com o também cantor Ciro Monteiro, recebeu de César Ladeira o apelido de A Voz Tropical. Intérprete de choros e sambas, Odete Amaral trabalhou em diversas rádios brasileiras, como a Rádio Clube do Brasil, Rádio Philips, Rádio Sociedade, Mayrink Veiga, Mundial e Rádio Tupi.…

 

 

Coleção Paulo Tapajós

O cantor, compositor, produtor e radialista Paulo Tapajós Gomes nasceu em 20 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Estudou desenho na Escola Nacional de Belas-Artes e música com o maestro Lorenzo Fernandes. O trio Irmãos Tapajós foi formado em 1927, com seus irmãos Haroldo e Osvaldo, e logo no ano seguinte já estrearam na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Com a saída do…

 
Paulo Tapajós. Reprodução

 

Coleção Rádio Nacional

A Coleção Rádio Nacional abriga parte do acervo histórico da emissora que durante mais de vinte anos, nas décadas de 1940 e 1950, foi líder absoluta de audiência na chamada época de ouro do rádio brasileiro. São programas de auditório, como os de César de Alencar e Manoel Barcelos, programas de calouros, programas musicais com os ídolos da época, radionovelas famosas, como O Direito de…

 
ml_0_apr_fot_0011

 

Coleção Salvyano Cavalcanti

Jornalista e escritor, Salvyano Cavalcanti de Paiva iniciou a sua carreira como crítico de cinema na antiga revista A Cena Muda, tendo se especializado nessa atividade também em outros jornais e revistas, como A Folha do Rio, Senhor, O Globo, O Correio da Manhã, e na Rádio Jornal do Brasil. Em 1953, publicou, na revista Manchete, um estudo sobre o cinema brasileiro. Foi fundador e diretor do Círculo de Estudos Cinematográficos e da…

 
salvyanoOK

 

Coleção Sérgio Cabral

Sérgio Cabral Santos nasceu em 27 de maio de 1937, no Rio de Janeiro. Criou-se no subúrbio carioca de Cavalcanti, onde despertou sua paixão pelo Vasco da Gama e o seu gosto pela música popular brasileira. Iniciou sua carreira profissional em 1957, como jornalista do Diário da Noite. Foi repórter, redator e cronista em quase todos os jornais do Rio de Janeiro, assim como em emissoras…

 

 

Coleção Waldir Azevedo

Waldir Azevedo nasceu em 27 de janeiro de 1923, no Rio de Janeiro. Apresentou-se em público pela primeira vez com 10 anos, como flautista, tocando “Trem blindado”, de João de Barro. Adolescente, conheceu um grupo de músicos e, por influência de seus membros, acabou por trocar a flauta pelo bandolim. Pouco tempo depois trocou o bandolim pelo cavaquinho, instrumento que abandonou quando o violão elétrico ganhou…

 

 

Coleção Zezé Gonzaga

Maria José Gonzaga nasceu em Manhuaçu, Minas Gerais, em 3 de setembro de 1926. Iniciou sua carreira artística ainda na infância, participando do programa de calouros de Ary Barroso na Rádio Nacional. Ali veio a ser contratada e integrou diversos conjuntos vocais, como As moreninhas e os Cantores do céu. Zezé chegou a ser a cantora mais tocada da Rádio Nacional e tornou-se uma das mais…

 

 

Depoimentos para a Posteridade

Além das coleções doadas ou adquiridas, o MIS produz, desde 1966, sua própria coleção: Depoimentos para Posteridade, constituída a partir da gravação, em áudio e vídeo, de depoimentos prestados por personalidades vinculadas aos diversos setores da cultura. São mais de 1.100 depoimentos que perfazem aproximadamente quatro mil horas de gravação, disponíveis para consulta nas duas sedes do museu. Além dos depoimentos individuais, existem também depoimentos coletivos,…

 
depoimentojoaoubaldo 066
PARCEIROS


 

Sede Administrativa
Rua Visconde de Maranguape, 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro/ RJ
Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Tel +55 21 2332-9509/ 2332-9507 (Lapa)
Tel +55 21 2332-9068 (Praça XV)
Email: ola@mis.rj.gov.br

©

2017 MIS–RJ
Termos de uso/ FAQ
design ps.2